A partir de hoje, a LeasePlan opera em Portugal como Ayvens.

Conforme anunciado em outubro passado, a LeasePlan tem agora uma nova identidade, resultante da aquisição da LeasePlan pela ALD Automotive.

Mas a concepção desta marca remonta a finais de 2021, quando começaram a surgir as primeiras notícias acerca de uma possível fusão entre a ALD Automotive e a LeasePlan. E essa aliança poderia transportar ambas as empresas para uma potencial posição de domínio do mercado a nível global.

Embora ambas as empresas tenham dito na altura que ainda não havia certezas relativamente ao sucesso desta joint-venture, a verdade é que uma fusão entre a ALD Automotive e a LeasePlan poderia resultar numa frota ativa de cerca de mais de 3,5 milhões de automóveis.

Negócio confirmado

Menos de dois meses depois, havia confirmação. A ALD Automotive anunciava que iria adquirir 100% da LeasePlan, num negócio (à data ainda sujeito à aprovação das entidades reguladoras) que teria um custo de quase cinco mil milhões de euros.

Em causa estava a assinatura de um memorando de entendimento que previa a criação de uma nova entidade (na altura com o nome NewALD). Esta nova entidade passaria a ser detida em maioria (53%) pela Société Générale, empresa mãe da ALD Automotive. Os acionistas da LeasePlan passariam a deter 30,75% da nova empresa.

Uma fusão que, nas palavras dos conselhos de Administração da Société Générale, ALD e LeasePlan, era “transformadora”, capaz de gerar sinergias operacionais de cerca de 380 milhões de euros/ano e fazer crescer a frota da ALD e LeasePlan em pelo menos 6% ao ano.

De um lado, Tim Albertsen, na altura CEO da ALD Automotive, dizia que a combinação das forças da ALD e da LeasePlan permitiria entregar melhores soluções à base de clientes das empresas, com o foco em soluções de mobilidade verde.

Do outro, Tex Gunning, CEO da LeasePlan, confirmava o caráter multifacetado desta união, ao assumir que o acordo permitiria à indústria automóvel deslocar-se da posse para modelos de subscrição B2C, B2B e de mobilidade zero emissões.

Talento identificado

Em Portugal, e por imposição das autoridades da concorrência europeia, apenas a LeasePlan passava a adotar a nova marca e integrar o grupo Ayvens.

Pouco mais de um ano depois, em maio de 2023, após conclusão da totalidade do capital da LeasePlan, e considerando o mercado nacional, a ALD Automotive nomeou António Oliveira Martins para liderar o negócio da gestora em Porrtugal como Country Managing Director e Anne-Cécile Huet (até então diretora geral da ALD Automotive na Noruega) como diretora-geral adjunta da empresa.

António Oliveira Martins e Anne-Cécile Huet foram identificados na LeasePlan e na ALD Automotive como os mais bem preparados para implementarem o plano de integração da entidade combinada e para concretizarem, com sucesso, o desenvolvimento estratégico então planeado.

Cinco meses depois, é anunciado o nome da nova empresa que resulta da fusão dos negócios da LeasePlan e da ALD Automotive. A 16 de outubro de 2023, o mercado da gestão de frotas ficava a conhecer o nome Ayvens.

Importa salientar que, de acordo com os compromissos assumidos com as entidades europeias, a ALD Automotive celebrou um acordo de compra e venda de ações para a venda da ALD Automotive em Portugal à Leasys, a nova empresa joint-venture entre o Crédit Agricole Consumer Finance e a Stellantis.

Com a maior frota multimarca de veículos elétricos do mundo, a Ayvens assumia o lema “Better with every move“, que realçava a missão da empresa em fazer com que a vida fluísse melhor, proporcionando uma mobilidade mais simples, inteligente e sustentável.

Adeus, LeasePlan. Olá, Ayvens

A 18 de abril de 2024, em Portugal, dizemos “adeus” à LeasePlan e “olá” à Ayvens.

A LeasePlan passará a operar no mercado nacional como Ayvens.

A empresa que conquistou por nove vezes o Prémio Fleet Magazine [agora Fleet Awards Portugal] de Gestora de Frota do Ano retira-se e dá o lugar à Ayvens, nome solidamente endossado pelo seu acionista maioritário (Société Générale).

 

“Hoje celebramos um virar de uma nova página, com a adoção da identidade Ayvens no nosso país. Com a nova marca, temos o desafio de dar continuidade ao legado de sucesso que a LeasePlan estabeleceu em Portugal nos últimos 30 anos”, diz António Oliveira Martins, diretor geral da Ayvens em Portugal.

“Este início de 2024 tem sido particularmente lento”. Entrevista a António Oliveira Martins, diretor geral da Ayvens em Portugal