O trabalho de marketing estende-se além do processo criativo.
Ou seja, não é preciso apenas ter uma ideia para um anúncio, para uma campanha, e já está.
É necessário saber que meios utilizar, a forma de os aproveitar, os suportes que podem ser usados para passar à prática a ideia… e é preciso cada vez mais criatividade para imaginar novos suportes, novas formas de expor a publicidade e maneiras novas de a fazer evidenciar-se, para conseguir cativar a atenção do consumidor.
Este tipo de desafios é o dia-a-dia da Bact3ria.
E nós gostamos de clientes que nos desafiem para novas formas, para novos materiais, para métodos mais ousados de expor o seu produto.
Porque, num mundo onde cada vez mais mensagens se sucedem, onde surgem cada vez mais produtos e soluções com o mesmo fim, a maneira de mostrar às pessoas que eles existem é que faz, afinal, a diferença.
E acreditamos que nenhuma empresa – nem ninguém – queira ficar indiferente, sob pena de não ser conhecido, de ficar atrás da concorrência.
Entre as várias formas de divulgar o nome de uma empresa estão os carros da sua frota.
Há cada vez mais a usar este tipo de publicidade móvel, porque é um modo bastante económico de se promoverem, de se mostrarem e de divulgarem os seus contactos, onde quer que tenham um carro a circular.
Esta forma de publicidade tem vantagens mas também comporta alguns riscos.
Desde logo porque não basta ter um carro decorado que prenda a atenção, para dizer que a publicidade é bem conseguida; é preciso que a mensagem “passe” e que o consumidor a absorva corretamente.
Por isso, aconselhamos mensagens simples e diretas, para poder evidenciar melhor a marca ou promover o serviço. Com imagens ou cores que permitam às letras ganhar contraste para serem lidas mais rapidamente.
Isto parece simples mas nem sempre é assim.
Há desenhos publicitários que se adaptam melhor às formas de uns carros do que a outros.
Há carros com linhas e partes da carroçaria que obrigam a adaptar a arte final que nos chega do cliente, há zonas plásticas que não permitem ao vinil aderir em condições, há partes móveis e zonas mais expostas do veículo que exigem mais atenção.
Sabem também que um automóvel identificado pode evitar despesas maiores para as empresas?
Uma viatura revestida vai ter a carroçaria protegida de riscos e do desgaste da cor.
Isso significa que, após 3 ou 4 anos, quando o vinil da publicidade for retirado, para devolver a viatura à gestora ou para ser vendida como carro usado, vai ter melhor apresentação estética. E há vinis com qualidade para aguentar vários anos.
Posso ainda contar-vos o caso de um cliente que, desde que começou a decorar as viaturas da sua frota de assistência, conseguiu reduzir drasticamente as multas de trânsito, sempre que os colaboradores são obrigados a parar na via pública para realizar um trabalho.
Por tudo isto, se ter a viatura da empresa decorada é importante para o negócio e a apresentação da imagem e da mensagem que se pretende transmitir é ainda mais importante para ser reconhecido e fazer a diferença, a publicidade no automóvel contém outras vantagens subjacentes igualmente importantes, como a conservação da própria viatura.