A nova parceria da Jaguar Land Rover com a Off Grid Energy vai permitir o desenvolvimento de uma unidade de armazenamento de energia com a reutilização das baterias do I-PACE.

Assim, quando o acesso à rede elétrica for limitado ou estiver indisponível, o sistema de armazenamento de energia (ESS) de bateria móvel gridtogo™, que incorpora células de iões de lítio das baterias de modelos de testes Jaguar I-PACE, vai permitir um carregamento elétrico zero emissões.

Este é o primeiro passo da Jaguar Land Rover rumo à criação de modelos empresariais de economia circular para as baterias de veículos elétricos.

O sistema pode disponibilizar até 125 kW. Reutiliza diretamente até 85% das baterias de veículos fornecidas pela Jaguar Land Rover, em conjunto com a unidade de armazenamento, incluindo módulos e cablagem. Os restantes materiais são reciclados e reenviados à cadeia de fornecimento.

A unidade pode ser carregada com painéis solares da Off Grid Energy. Esta unidade é uma solução independente, composta por um sistema de baterias conectado a um conversor bidirecional e aos sistemas de gestão de controlo derivados.

Estas unidades estão disponíveis para aluguer comercial e integram ligações de carregamento Type 2 com controlo dinâmico e uma potência de até 22 kW CA para carregamento de veículos elétricos.

Cartão e soluções de carregamento doméstico EDP para clientes de elétricos Jaguar Land Rover

“A transição para um futuro elétrico é a chave da nossa estratégia de sustentabilidade através do desenvolvimento de um ecossistema de veículos elétricos integral, das baterias ao carregamento. Isto inclui os nossos esforços para desenvolver inovações técnicas e empresariais para a reutilização de baterias noutras aplicações”, diz François Dossa, Executive Director, Strategy & Sustainability da Jaguar Land Rover.

O responsável da marca acredita que a parceria com a Off Grid Energy prova que é possível fornecer energia com zero emissões através da combinação de baterias renováveis e recuperadas.

Até à data, esta unidade foi utilizada para alimentar equipamentos de diagnóstico e fornecer energia auxiliar às boxes da equipa Jaguar TCS Racing, no Reino Unido e em Espanha.

O Jaguar Land Rover Experience Centre de Joanesburgo contará com um sistema de energia da Off Grid para auxiliar o centro a gerir a rede elétrica inconsistente.