O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai dar 2,5 milhões de euros a 94 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Leiria.

Este dinheiro é destinado à compra de 96 carros elétricos que serão usados por IPSS de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Porto de Mós no apoio domiciliário a idosos.

As instituições contempladas têm um prazo de nove meses para comprarem os carros, através de contratação pública.

Venda de carros elétricos ganha energia no primeiro trimestre de 2022

 

João Paulo Pedrosa, diretor da Segurança Social de Leiria, diz que esta ajuda, atribuída no âmbito da mobilidade verde, é muito importante para assegurar o apoio domiciliário a idosos daquela região.

Já Paulo Mateus, vereador da Câmara Municipal de Alcobaça, destaca a importância da natureza elétrica dos carros: “vão permitir às instituições amigas das pessoas passarem também a ser amigas do ambiente”.

Carlos Monteiro, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Batalha, diz que este apoio do PRR é “a porta de entrada para um ciclo de renovação das frotas automóveis das IPSS”.

“Estas instituições têm frotas automóveis provavelmente com idade média superior a dez anos e têm de ser uma aposta permanente”, acrescenta Carlos Monteiro.

Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, garante que será atribuído a cada uma das cinco IPSS do concelho um apoio suplementar até cinco mil euros para a viatura que vier a ser adquirida.