A BCA tem, desde o início do ano, uma unidade exclusivamente dedicada ao remarketing de viaturas em fim de contrato.

BCA

A BCA Remarketing Services desenvolve soluções para todas as tarefas que compõem as operações de remarketing das empresas. O cliente pode contar com um Contact Center, equipas de apoio administrativo, transportes em camião ou por condutor, inspeções e levantamento de danos. E é oferecida ainda uma ferramenta que permite a visibilidade e gestão de toda a operação de remarketing – o Fleet Control Monitor.

A leiloeira já se apresenta como empresa de remarketing global desde 2005 e, internacionalmente, já prestava esse serviço global há alguns anos. “No entanto”, explica Mário Claro, “até aqui eramos apenas conhecidos por ser líderes em leilões de automóveis, quer físicos quer eletrónicos, apesar de já prestarmos serviços globais a alguns clientes”.

A empresa tem vindo a assistir a uma tendência cada vez maior de procura de parceiros globais de remarketing. Com a entrega deste processo, as empresas podem focar-se na sua atividade central ao mesmo tempo que maximizam o resultado da venda das suas frotas em fim de utilização. “Com as variações nas vendas que todas as empresas estão a ter, o momento era oportuno para apresentar soluções que lhes tornassem as operações mais flexíveis e eficazes e, assim, estar mais uma vez ao lado dos nossos clientes com soluções adequadas às suas necessidades”, diz o responsável por este serviço.

Bancos e financeiras, gestoras de frota, as próprias marcas ou importadores, e também rent-a-car serão as empresas que melhor podem beneficiar deste serviço. Mas a BCA lembra que também tem serviços úteis a concessões, empresas com frotas e outras organizações.

O serviço pode ser adaptado à medida de cada cliente. A oferta BCA Remarketing Services não é estanque, na medida em que é uma unidade de Business Process Outsourcing e, portanto, podem ser criadas soluções a pedido do cliente que até aí ainda não tinham sido equacionadas. Mário Claro dá um exemplo. “A Gestão de Terminações pode incluir o nosso Contact Center para agendar as entregas, a recolha das viaturas, o levantamento e valorização dos danos e o transporte para o canal de venda escolhido”.

Vendas aos condutores e redes de concessões são apenas dois dos serviços preconizados. A empresa já fazia a venda a colaboradores para algumas empresas com frotas próprias, recorrendo a ferramentas próprias. No entanto, a nível internacional, a BCA adquiriu há três anos uma empresa especializada em vendas a condutores e que trouxe para o grupo esse know how e as ferramentas específicas criadas para o efeito. A oferta em vendas a condutores tem sido muito enriquecida com essa formação obtida na sede da BCA, no Reino Unido.

As vendas a redes de concessões recorrem habitualmente a plataformas exclusivas, como a que a BCA criou para a Volvo Car Portugal e, mais recentemente, para a Mercedes-Benz Portugal. As plataformas são criadas de acordo com a imagem do cliente, sendo o seu acesso exclusivo aos grupos de utilizadores definidos pela marca.

Alguns destes serviços, de forma individual, já têm sido prestados a diversos clientes ao longo dos anos. Mas a visão da BCA é mais abrangente. “É como abordagem global, concertada e integrada, que achamos que há espaço para progredir em Portugal”, diz o responsável. 

(originalmente publicado na edição nº 17 da Fleet Magazine. Veja o PDF aqui)