O projeto ECO Benfica recebeu a certificação MOVE+, um sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis que tem como objetivo promover a mobilidade eficiente, liderando a transição para uma realidade sustentável.

Numa escala de A a F, o Clube obteve um C, mas há planos em marcha para melhorar.

“É fundamental apostarmos cada vez mais numa frota mais ecológica, com os benefícios associados. Esta certificação permitiu-nos classificar, comparar e melhorar essa eficiência, tendo como objetivo num futuro próximo existirem mais opções de mobilidade”, afirmou Sónia Tobias, gestora de frota do Sport Lisboa e Benfica.

“Vamos mudar a nossa frota em breve e, perante isso, já vamos introduzir alguns carros mais eficientes em termos de energia, alguns elétricos e outros híbridos”.

Com uma frota de 99 viaturas, o Sport Lisboa e Benfica é o primeiro clube desportivo a obter este reconhecimento.

Esta certificação, que o vencedor do “Prémio Frota Verde” 2021 pode conquistar gratuitamente, é obtida após uma avaliação à frota automóvel, classificando e identificando as oportunidades de melhoria, de poupança de combustível e minimização do impacto ambiental, através de uma gestão otimizada da frota numa perspetiva de melhoria contínua.

Outras entidades como Águas de Portugal, Sonae, Câmara Municipal de Lisboa e Efacec, também já receberam o certificado MOVE+.

Uma das mais recentes foi a EDP, que o recebeu como prémio por ter vencido a categoria “Frota Verde” dos Prémios Fleet Magazine 2020.

Frota Grupo EDP: pacto com o ambiente

Carregamento rápido

O Estádio da Luz conta já também com um posto de carregamento rápido situado no parque exterior junto à área comercial.

Com capacidade para carregamentos simultâneos em DC (45 kW) e AC (22 kW), este é o primeiro de um total de 20 pontos de carregamento para veículos elétricos que a EDP Comercial vai instalar no Estádio da Luz e no Benfica Campus no Seixal.