VIATURA DO ANO mais de 35 MIL EUROS: BMW 520d Touring (G31) c/ Transmissão Automática
Numa era em que os SUV fazem cada vez mais concorrência às carrinhas, a BMW mantém-nas e ainda bem.
Até porque, quem os quiser, também pode encontrar essa oferta na linha de modelos da casa bávara.
O mesmo sucede em termos de motores.
Há-os mais desportivos ou híbridos em cada vez mais segmentos, mas a proposta que a BMW levou a concurso com o novo e muito conservador série 5 é a mais convencional para empresas, equipada com um “pequeno” mas convincente motor de 2,0 litros, com alma suficiente para a utilização típica que muito gestor de frota desejaria ter da parte dos condutores da empresa: tranquila e familiar.
Com isso, não se pense é uma carrinha que se arrasta; longe disso!
A transmissão automática de oito velocidades entrega tudo o que há para retirar deste motor e, na verdade, conduzido no modo mais desportivo da suspensão – o único realmente aceitável neste carro –, qualquer encadeamento de curvas antecipa ao condutor a alegria sentida por uma criança quando sabe que vai ter pela frente um programa divertido.
Apesar do júri ter distinguido a “Qualidade de Construção”, a “Análise à Condução” e o “Equipamento”, a nossa avaliação penalizou o preço e o equipamento, pelas razões referidas nos comentários que se encontram após o quadro das votações obtidas em cada um dos critérios.
A edição 2019 dos Prémios Fleet Magazine já está a decorrer.
As inscrições podem ser feitas através do site da edição deste ano dos prémios, mais informações podem ser obtidas através do email cd@fleetmagazine.pt
Votação do Júri dos Prémios | Votação Fleet Magazine | |||
Critérios | Votação Total | Média percentual face ao total de votos possíveis | Votação Total | Média percentual face ao total de votos possíveis |
Preço de Aquisição | 9 | 64,29% | 0 | 0% |
Qualidade de Construção | 24 | 85,71% | 4 | 100% |
Consumos e emissões | 10 | 71,43% | 2 | 100% |
Análise à Condução | 58 | 82,86% | 7 | 70% |
Conforto | 63 | 75,00% | 8 | 66,67% |
Equipamento | 8 | 57,14% | 0 | 0% |
Votação média individual | 25 | 76,79% | 21 | 65,63% |
Comentários Fleet Magazine sobre a avaliação a cada um dos critérios:
- Preço de Aquisição: O preço desajustado não se deve à qualidade do produto, antes à escassa oferta de equipamento, relegado para a lista de opcionais;
- Qualidade de Construção: Muito dificilmente se podem apontar defeitos. Seja do material ou do rigor da construção;
- Consumos e emissões: Surpreendente. Estamos a falar de um carro com quase duas toneladas animado por um motor sujeito a maior esforço;
- Análise à Condução: A posição de condução e a falta de ajudas à condução penalisa-o. Se o primeiro pode variar em função do utilizador, não ter ‘cruise control’ adaptativo neste patamar é difícil de aceitar;
- Conforto: Não há tanto espaço quanto as dimensões exteriores sugerem. Principalmente traseiro. A arquitectura e o posição rebaixada dos bancos geram fadiga em viagens mais longas;
- Equipamento: A estranheza está no facto de esperar-se maior oferta neste patamar e constatar o custo de alguns opcionais que são disponibilizados, em alguns casos de série, em gamas inferiores.
AVALIAÇÃO GLOBAL FLEET MAGAZINE:
Com um custo de 58 mil euros, incluindo o desconto de cerca de 24% para empresas, esperava-se mais equipamento nesta versão.
Mas muitos extras presentes na que foi ensaiada e que se revelam decisivos para o comportamento, como o pack desportivo, fazem parte da lista de opções
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