No seguimento de uma notícia publicada pela revista alemã AUTO BILD, referente às emissões do BMW X3, o grupo BMW recusou, em comunicado oficial, não só ter manipulado ou alterado qualquer teste de emissões, como explicou as razões porque os motores diesel são a melhor solução não poluente.

“Cumprimos escrupulosamente todos os requisitos legais em cada país e todos os requisitos de testes locais”.

O BMW Group reafirma que os sistemas de tratamento de gases de escape dos veículos que fabrica “estão ativos quer seja em testes num banco de ensaio ou a circular normalmente em estrada”, respeitando, de forma transparente, “todas as especificações obrigatórias e processos em todas as fases de desenvolvimento dos seus produtos de forma a evitar qualquer disfuncionamento.

“Dois estudos conduzidos pelo International Council on Clean Transportation (ICCT) confirmaram que o BMW X5 e 13 outros modelos BMW, cumprem os requisitos legais no que concerne às emissões NOx. Não foram encontradas quaisquer discrepâncias nas emissões de NOx entre o teste de laboratório do X5 e o teste em estrada”, esclarece o comunicado.

Afirmando desconhecer os detalhes específicos que levaram aos resultados do teste mencionado pela revista Auto Bild de 24 de Setembro, no que respeita às emissões de um BMW X3 durante um ensaio de estrada, o construtor diz-se totalmente disponível “para discutir os nossos procedimentos de testes com as autoridades e a colocar à disposição qualquer dos nossos modelos para ensaio a todo o momento”.

O fabricante alemão aproveita a ocasião para explicar que as cada vez mais exigentes metas ambientais europeias não serão viáveis sem motores diesel, “uma vez que um motor a diesel emite cerca de 15 a 20 por cento menos CO2 em média do que um motor a gasolina”.

“No BMW Group tem existido um grande investimento, realizado principalmente nos últimos anos, para otimizar a tecnologia diesel como parte do programa EfficientDynamics. Na BMW, os veículos a diesel foram responsáveis ​​por 38% dos veículos vendidos no mundo no ano passado: Europa 80%; Alemanha 73%; EUA 6%. Isto representa aproximadamente 20.000 veículos nos EUA em 2014”.

A finalizar, o grupo BMW apoia e mostra-se disponível para colaborar com a União Europeia num novo ciclo de ensaios (WLTP) e num teste de emissões para situações de condução reais, conhecidas como “as emissões reais de condução” que aproximam os resultados do teste aos consumos de combustível e emissões da vida real: “apoiamos a introdução dos novos regulamentos para criar clareza nos consumidores e na indústria tão rapidamente quanto possível.”