O BMW iX é SUV, tem motor exclusivamente elétrico, autonomia para pouco mais de 400 km de condução descontraída e preço especial para as empresas acederem a benefícios fiscais. Além disso é espaçoso, confortável e bem comportado em estrada e, a carregar a 50 kW, consegue recuperar mais de 100 km de condução em cerca de 20 minutos.
O iX xDrive40 deve o primeiro “X” porque tem uma carroçaria SUV e o “x” minúsculo por dispor de propulsão elétrica, que provém de dois motores com potência combinada equivalente a 326 cv.
A gama inclui ainda as versões xDrive50 (523 cv) e M60 (619 cv), estes dois com bateria de 111,5 kWh (105,2 kWh de capacidade útil). Mas embora o xDrive 40 seja a versão menos potente, é também a mais acessível, com o representante em Portugal a garantir um preço, sem IVA, no limite do valor que permite às empresas acederem aos benefícios fiscais previstos para a aquisição de uma viatura elétrica.
Posicionando-se num segmento mais elevado, este modelo aposta não só na oferta de tecnologia, como em sistemas de auxílio à condução e equipamento de conforto, incluindo, neste último caso, os bancos dianteiros aquecidos, o sistema de refrigeração de quatro zonas ou a assistência ao estacionamento, por exemplo.
Face a concorrentes diretos como o Audi e-tron 55 quattro ou o Mercedes-Benz EQC, o BMW iX xDrive40 distingue-se por ser menos potente e por dispor de uma bateria com menos capacidade.
No entanto, o facto de o BMW ser mais leve e mostrar-se mais eficiente contribui para que os três acabem por reclamar autonomias muito próximas.
Comparativamente aos exemplos anteriores, o iX é claramente maior e possui uma distância entre eixos superior, e isso, juntamente com mais altura no habitáculo, beneficiam-no no espaço para os ocupantes e para um maior conforto em viagem.
E esse conforto e o prazer de viajar fazem claramente parte do ADN desta versão, que se mostra bem insonorizada e dotada de uma suspensão corretamente doseada entre as necessidades dinâmicas e a capacidade de amortecimento. Porque as mais de três centenas de cavalos são suficientes para imprimir um andamento bastante rápido, e, como é regra, o binário de um motor elétrico chega de forma célere.
O consumo médio medido durante o ensaio foi de 18,5 kWh/100 km, ligeiramente abaixo dos 20,1 kWh/100 km indicados pela BMW.
O iX xDrive40 pode carregar a bateria de 70 kWh (capacidade útil) em postos rápidos de 150 kW. Em corrente alterna a velocidade máxima de carregamento é de apenas 11 kW. É possível otimizar a temperatura de carregamento da bateria escolhendo o posto de carregamento através do sistema de navegação. Num posto de 50 kW, a bateria recuperou de 20 a 80% em sensivelmente uma hora.
Impressões
Exteriormente, este SUV é em (quase) tudo maior do que o novo iX3, também 100% elétrico, mas apenas com um motor. Até no formato da enorme grelha plástica.
Contudo, embora o iX xDrive 40 consiga apresentar um habitáculo mais amplo, ambos disponibilizam praticamente o mesmo espaço de mala: 500 litros.
Ao contrário do iX3, este BMW foi concebido de raiz para ser um carro elétrico, com distribuição optimizada de pesos e uma carroçaria propositadamente eficiente, como se percebe na aerodinâmica do capot (que não precisa de ser aberto, já que para atestar o depósito do limpa-vidros basta levantar o símbolo da BMW) ou no formato embutido dos puxadores das portas.
O interior tem um toque futurista; há uma impressionante tela digital estendida sobre grande parte do tablier (na realidade, são duas telas unidas: atrás do volante com 12,3″, a central de 14,9″), existem botões para abertura das portas em vez de vulgares manípulos e muitos outros detalhes saltam ao olhar, como o formato do volante.
Custo de aquisição, valores de renting e características do BMW iX xDrive40
Custo de aquisição | 62.468 euros + IVA |
---|---|
Renda 36 meses | 1.160,66 euros + IVA |
Renda 48 meses | 1.120,95 euros + IVA |
Potência combinada dos dois motores elétricos | 240 kW (326 cv) |
Binário combinado | 630 Nm |
Consumo combinado | 19,4 kWh/100 km |
Bateria | 76,6 kWh |
Autonomia | 424 km |
IVA | Dedutível desde que o uso da viatura se esgote nas atividades que conferem o direito a dedução |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |
Risco de incêndio?
O BMW iX andou nas notícias por causa de um problema de segurança relacionado com a bateria, devido a um eventual risco de um curto-circuito entre as células que a compõem poder desencadear um incêndio.
Acaso ou não, o modelo ensaiado acusou uma avaria que imobilizou por completo o motor durante alguns minutos. Posteriormente, em oficina, a máquina não acusou nenhum código de erro e o facto de ter acontecido num dia quente de agosto, após um carregamento de 50 kW e centena e meia de quilómetros de estrada, podem ter contribuído para a imobilização por razões de segurança.
Apesar do BMW iX dispor de sistema de arrefecimento da bateria. Internacionalmente a BMW tem estado a efetuar um recall do modelo.
Em relação a Portugal, João Trincheiras, diretor de Comunicação da BMW Portugal esclarece: “no decorrer dos controles de qualidade realizados pelo BMW Group foi constatado que, em casos muito raros, um defeito de fabrico no processo de produção das células das baterias de alguns veículos pode causar o mau funcionamento da bateria de alta tensão, podendo levar, em casos extremos, à descarga da célula e, na pior das hipóteses, provocar um incidente térmico. Por esse motivo, foi decidido suspender a entrega dos veículos afetados e realizar uma ação técnica para os veículos já na posse dos clientes. A nível mundial, estão afetados 343 veículos, sendo que apenas 261 já estavam na posse dos clientes. Em Portugal apenas três veículos estão afetados. Estes veículos já foram identificados e encontram-se imobilizados a aguardar a realização da ação técnica”.