O grupo BMW assinou um contrato com a empresa sueca Northvolt com vista à produção de células de baterias.

O contrato, no valor de dois mil milhões de euros, compreende a construção de uma fábrica em Skellefteå, na zona norte da Suécia, que se dedicará à produção de células de bateria a partir de 2024.

Para a produção das células de bateria, a Northvolt vai utilizar energia eólica e hidroelétrica. Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração do grupo BMW, diz que, para contribuir efetivamente para a proteção climática, a BMW tem um acordo contratual com os seus fabricantes de células [de bateria] que requer que eles apenas utilizem “energias limpas” para produzirem as células de bateria de quinta geração que equiparão as soluções eletrificadas do grupo.

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Oliver Zipse

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“A Northvolt é o terceiro fornecedor de células de bateria com quem estabelecemos parceria além da CATL e da Samsung SDI”, diz Andreas Wendt, membro do Conselho de Administração e responsável pelas Compras e Rede de Fornecedores do grupo BMW. “A assinatura deste contrato é mais um passo rumo à crescente necessidade que temos, a longo prazo, por células de bateria. Em 2023 queremos ter 25 modelos eletrificados nas estradas – mais de metade deles 100% elétricos”, diz o responsável.

Este objetivo pode ser cumprido, segundo o grupo BMW, graças a uma arquitetura flexível para veículos BEV, PHEV e a combustão interna. O grupo espera duplicar as suas vendas de veículos eletrificados até 2021 e refere que as vendas globais de soluções eletrificadas deverão aumentar cerca de 30% até 2025. Quanto ao mercado europeu, a marca espera que, já no próximo ano, os modelos eletrificados representem um quarto da sua frota de veículos novos; em 2025 representarão um terço e em 2030, metade.

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No final do ano passado, a BMW tinha posto a circular mais de meio milhão de veículos 100% elétricos e híbridos plug-in.