A Bolt propõe-se a comprar os carros dos seus utilizadores e converter esse valor em viagens para utilizar na plataforma, por tempo ilimitado.
Esta campanha, em vigor até 18 de julho, chama-se “Compramos o teu carro” e consiste em desafiar os portugueses a venderem o seu carro e trocá-lo por viagens Bolt.
O utilizador interessado em vender o seu carro à Bolt só tem de enviar uma mensagem via Whatsapp para o número +351 968 129 784 com os dados do automóvel que quer vender (modelo, ano, quilometragem e fotografias).
Após receção, a equipa responsável da Bolt vai avaliar o carro e propor um valor de compra (até 3.000 euros) que, ao ser aceite pelo utilizador, é convertido em crédito de viagens ao serviço da Bolt.
De acordo com a plataforma, esta iniciativa visa promover um estilo de mobilidade mais sustentável em Portugal.
“Há inúmeras vantagens em deixar de ter veículo pessoal”, diz a empresa. Nomeadamente ao nível económico e de sustentabilidade. Segundo a plataforma de mobilidade, um carro fica estacionado 96% do seu tempo e perde 40% do seu valor no primeiro ano.
Ao nível económico, a Bolt refere que, em média, em Lisboa, gasta-se aproximadamente 360 euros em leasing mensalmente.
Maia Pedro, diretor de Marketing da Bolt em Portugal, diz que, com esta iniciativa, a empresa se está a aliar a todos os que querem adotar um estilo de vida mais eficiente e sustentável.
O responsável acrescenta ainda que a Bolt sabe que “convencer os portugueses a deixar o seu carro pessoal vai ser uma luta a longo-prazo”.
“O tempo que se perde no trânsito, a procura de estacionamento, o investimento que significa ter um veículo e o impacto negativo ambiental são desvantagens muito óbvias e que, do ponto de vista racional, são fortes o suficiente para se deixar de ter carro próprio”, diz Maia Pedro.
A empresa estima que, em média, em Lisboa uma pessoa poderia poupar até 40% em custos de transporte ao não usar carro próprio.
A Bolt lançou recentemente o serviço de partilha de carros Bolt Drive.