Não seria fantástico que os carros informassem outros condutores do tamanho dos lugares disponíveis e onde é que eles se encontram?
É exatamente nisto que a Mercedes-Benz e a Bosch estão a trabalhar.
Juntos, estão a testar o estacionamento comunitário – um serviço novo e inteligente que torna a procura de lugar mais rápida e fácil.
Foi lançado um projeto piloto na área de Estugarda com diversos veículos de teste da Mercedes-Benz.
Estes veículos estão equipados com um interface de comunicação para onde enviam e recebem as informações e, a bordo, têm sensores que permitem a recolha de informação sobre os lugares disponíveis.
Os veículos em circulação localizam e informam os condutores sobre os lugares de estacionamento disponíveis
“Quase todos os nossos carros Mercedes-Benz estão equipados com um sistema inteligente. Quando estão também equipados com os sensores corretos, geram informação “de passagem”, por assim dizer. Vemos a utilização desses dados como o próximo passo lógico para a rápida identificação de lugares de estacionamento disponíveis,” afirma Sajjad Khan, responsável pela área de Mobilidade e Veículos Digitais da Mercedes-Benz.
“Com este estacionamento comunitário, encontrar um lugar torna-se um esforço partilhado. Isto permite-nos diminuir consideravelmente o tempo na procura de um lugar de estacionamento e guiar os condutores até junto do lugar disponível”, afirma Dr. Rolf Nicodemus, responsável pelo projeto de estacionamento conectado na Bosch.
Utilização de sensors existentes para uma nova aplicação
Os sensores ultrassónicos já integrados nos veículos podem, de uma forma contínua, monitorizar as estradas a uma velocidade de 55 km por hora.
Quando localizam um lugar de estacionamento livre, a informação recolhida é enviada da Daimler Vehicle Backend através de uma ligação segura para a Bosch IoT Cloud para ser analisada.
São depois aplicados métodos que permitem verificar se os espaços indicados são de facto lugares de estacionamento. Se, por exemplo, os veículos reportam continuamente um lugar vazio numa estrada particularmente movimentada, é altamente provável que se trate de uma autoestrada e como tal não pode ser usado para estacionar.
Na primeira fase deste serviço desenvolvido pela Mercedes-Benz e pela Bosch, o sistema calcula a probabilidade de encontrar um lugar disponível numa determinada rua. Numa fase seguinte, assim que o estacionamento comunitário estiver mais estabelecido, será possível informar sobre os lugares disponíveis e as suas dimensões em tempo real.
Em conjunto com informação adicional sobre lugares num determinado espaço, como por exemplo em parques de estacionamento públicos, esta informação pode depois ser mostrada num mapa de estacionamento digital no display do automóvel ou através da aplicação “Mercedes me”. Depois, tudo o que os condutores terão de fazer é selecionar o destino no sistema de navegação e serão direcionados diretamente para o estacionamento disponível.