A Bosch desenvolveu um novo sistema de monitorização interno, com câmaras e inteligência artificial (IA).
O objetivo da Bosch passa não só pela monitorização da estrada mas também pela monitorização do condutor e ocupantes do veículo. Situações de distração, cinto de segurança deixado de lado ou mesmo micro sono podem levar a acidentes. Como tal, a Bosch procura, com este sistema de sensores, prevenir acidentes na estrada.
O novo sistema da Bosch entrará em produção em 2022, altura em que a União Europeia tornará a tecnologia de segurança que alerta para a sonolência e distração ao volante como um equipamento padrão em veículos novos.
Diz a Bosch que a monitorização do que acontece dentro do carro pode resolver o problema fundamental dos carros autónomos. “Se a responsabilidade de conduzir for transferida para o motorista novamente, após um período de condução automatizada, é necessário que o carro assegure que o condutor não está a dormir” ou distraído com outras atividades, diz o fabricante.
“Se o carro souber o que o condutor e os ocupantes estão a fazer, a condução pode tornar-se mais segura e cómoda”
– Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH
Câmara inteligente
Imagine-se o seguinte cenário: um condutor adormece ou está a olhar para o smartphone durante três segundos, a 50 km/h. Nesses três segundos, o veículo percorrerá 42 m etros sem qualquer supervisão. Dados os perigos daí resultantes, a Bosch pretende desenvolver um sistema de monitorização interno que deteta e alerta sobre este perigo e auxilia o condutor. Uma câmara integrada no volante deteta quando as pálpebras do condutor estão a ficar pesadas, quando o condutor se distrai ou quando vira a cabeça na direção do passageiro ou dos bancos traseiros. A IA instalada no carro permite ao sistema tirar as conclusões e as manobras a adotar – alertar o condutor, recomenda uma pausa ou reduz a velocidade do veículo.
“O recurso a câmaras e IA transformarão o veículo numa espécie salva-vidas”
– Harald Kroeger
Mas como funciona este sistema? A Bosch utiliza algoritmos inteligentes de processamento de imagens e machine learning para ensinar o sistema a entender o que o condutor está a fazer.
Com recurso a gravações de situações reais de condução, e com base nas gravações da posição das pálpebras e da taxa de piscar de olhos, o sistema aprende quando o condutor está cansado. A partir daí, é emitido um alerta apropriado à situação.
A Bosch garante que a segurança e confidencialidade dos dados está assegurada, uma vez que não existe partilha com terceiros, muito menos os dados são guardados para uso posterior.
Passageiros
O sistema de inteligência artificial da Bosch estará também atento a todos os restantes ocupantes do veículo, graças a uma câmara montada acima ou abaixo do espelho retrovisor.
O sistema vai prevenir situações como: crianças sentadas nos bancos traseiros que tiram os cintos de segurança ou alguém sentado nos bancos traseiros que se inclina muito para a frente, debruçado ou com os pés no assento do lado. Nesse momento, a câmara vai informar o sistema de que há uma anomalia nas posturas dos ocupantes e o sistema do veículo vai ajustar os airbags e o tensor do cinto para garantir a melhor proteção possível.
Conveniência
O novo sistema da Bosch foi também pensado para assegurar maior conforto na condução. A câmara interna percebe quem está a conduzir o veículo e ajusta automaticamente o espelho retrovisor, a posição do assento, a altura do volante e o sistema de infotainment.