A Brisa investiu mais de 40 milhões de euros na sua rede de áreas de serviço nas principais auto-estradas de Portugal, incluindo no reforço do número de postos de carregamento elétrico, para responder à crescente procura dos clientes.

Assim, a oferta de carregamentos elétricos foi alargada a 11 auto-estradas, passando a contar com um total de 82 postos de carregamento.

Controlauto renova frota com 12 carros elétricos

“Há dois anos tínhamos 17 postos de carregamento, agora mais do que quadruplicámos a oferta. Hoje já é possível ir de norte a sul do país numa viatura elétrica sem problemas de carregamento”, refere Manuel Melo Ramos, administrador da Brisa.

O plano de investimento abrangeu 33 restaurantes Colibri explorados pela Brisa Áreas de Serviço, empresa controlada pela Brisa em parceria com a multinacional Areas.

Enquanto prestador integrado de serviços de auto-estrada, a Brisa tem na segurança rodoviária um dos seus principais eixos de atuação e esta é também uma forma de incentivar que os nossos clientes façam uma pausa nas suas viagensQueremos que este investimento contribua para uma mobilidade simples, segura e sustentável”, salienta o administrador da empresa.

Em média, os postos de carregamento de carros elétricos localizados em áreas de serviço da rede desta concessionária estão a registar perto de 400 carregamentos diários.

Pouco mais de metade (52%) dos carregamentos são realizados na A1, sendo área de serviço de Santarém, em ambos os sentidos, a mais utilizada para carregar veículos elétricos.

A transição energética e a mudança para a mobilidade elétrica é uma prioridade da Brisa”, reforça Manuel Melo Ramos.

Via Verde Eletric: 82 pontos de carregamento elétrico nas autoestradas da rede Brisa até final de 2021

Criada em 2021, a Via Verde Electric é uma rede de pontos de carregamento elétricos rápidos e ultrarrápidos instalados em 21 áreas de serviço da rede de auto-estradas concessionada pela Brisa.

A Via Verde Electric é uma parceria desta empresa com a BP, Cepsa, EDP Comercial, Galp Electric,  Ionity e Repsol, representando um investimento global na ordem dos 10 milhões de euros.

Mas o envolvimento da concessionária com a melhoria da eficiência energética da sua própria frota conta com mais de 10 anos, com a criação da Academia de Condução Brisa.

Inicialmente voltada para a promoção de uma condução mais eficiente e para a melhoria da prevenção rodoviária dos seus colaboradores, em 2022, esta academia de condução desencadeou ações de formação dedicadas à mobilidade elétrica, destinadas a todos os colaboradores condutores de viaturas elétricas e híbridas plug-in.