A Brisa Inovação e Tecnologia (BIT), empresa do grupo Brisa dedicada à inovação e aos negócios de tecnologia e de mobilidade, lançou uma nova marca comercial denominada ‘A-to-Be’ para se implementar nos mercados internacionais.

A ‘A-to-Be’ apresenta uma oferta de soluções diversificadas como:

  • Gestão de tráfego: é o serviço mais sofisticado, com tecnologia que permite gerir fluxos de tráfego urbano, indicar percursos alternativos, criar redes de monitorização urbana por vídeo e gerir serviços de urgência;
  • Portagens: A tecnologia da Via Verde, as portagens eletrónicas (como as das ex-Scut) e o modelo de gestão das cobranças;
  • Estacionamento inteligente; Sistemas de pagamento de parques de estacionamento e a identificação de parques com lugares disponíveis para estacionar;
  • Transportes públicos: A mobilidade enquanto serviço implica a identificação de todos os meios de transporte disponíveis, ao custo mais baixo possível, através de meios eletrónicos, para ir do ponto A ao ponto B.

A BIT é uma parceria entre a Brisa (79%), o parceiro tecnológico Phatena (16%) e a gestão (5%.

Dedica-se a atividades de investigação e produção de equipamentos, sistemas e serviços inteligentes de transporte que suportam a operação do grupo Brisa e que tem como grande objectivo a exportação de soluções tecnológicas da Brisa para os mercados internacionais.

A BIT ganhou um concurso no valor de 33 milhões de euros no Illinois, nos Estados Unidos da América, onde foi escolhida por uma entidade pública, que lhe adjudicou uma solução de cobrança de portagens. A solução para os EUA complementa a cobrança de portagens com a construção de máquinas similares às que existem em Portugal (o chamado e-toll).