O serviço de transporte partilhado entre empresas tem mais de 100 clientes e já transportou mais de meio milhão de passageiros em todo o mundo. Em Portugal, a BusUp está à distância de um clique.
Nos últimos anos, as empresas apostaram muito na atribuição de viatura própria e na relocalização das suas instalações para zonas da periferia.
Por consequência, diz Rui Stoffel, CEO da BusUp, “em média, 70% das pessoas que trabalham em zonas periféricas vão para o trabalho em carro privado”.
Porém, essa realidade parece estar a mudar.
Principalmente face a um contexto onde as necessidades de utilização do automóvel tendem a ser mais reduzidas.
“As tendências mostram que o cenário no regresso ao trabalho, pós-pandemia, estará dominado pelo trabalho híbrido (semi-presencial) ou flexível, que inevitavelmente vai requerer soluções de deslocação, também flexíveis”, diz Stoffel, que acredita que a tendência de optar pela solução ‘escritório partilhado’ é cada vez mais uma realidade nos países europeus, onde as empresas procuram, de forma natural, as deslocações partilhadas, como forma de promover a mobilidade dos seus colaboradores.
É aí que entra a BusUp, ao colocar-se entre o operador de transporte e a empresa, para que esta possa externalizar o uso do transporte e assim reduzir os custos, com propostas seguras e flexíveis à medida, independentemente da sua dimensão.
Transportar pessoas para o trabalho é, assim, o core business assumido desta empresa, que reconhece que o automóvel começa a perder força face a outras soluções de mobilidade, não só porque há mais empresas com menos trabalhadores, mas também porque há cada vez mais jovens que já não querem carta de condução, refere Rui Stoffel.
Como funciona?
A BusUp opera na área da mobilidade e dedica-se à gestão otimizada de serviços partilhados de transporte empresarial.
Trabalha com operadores de autocarros (são mais de 150 em todo o mundo) que fazem preços adequados para as operações concretas de transporte de colaboradores.
Esta aliança com as operadoras permite à BusUp dispensar a posse de viaturas, fornecendo tecnologia e transformação digital a um sector tradicional e pouco agilizado.
O serviço, disponível ao colaborador da empresa mediante uma app, permite localizar o autocarro, fazer o controlo das reservas ou pagar a parte que corresponde ao que a empresa decidiu dar de financiamento de mobilidade a esse trabalhador.
Os serviços da BusUp podem ser adaptados para todos os tipos de empresas, fábricas, centros empresariais, parques industriais, universidades, escolas e eventos.
A operação da BusUp em Portugal
A BusUp oferece um serviço de autocarro empresarial integrado às plataformas de mobilidade empresarial como serviço (MaaS – Mobililty-as-a-Service), “porque o mercado de transporte de empresa estava a encolher a pontos de quase extinção”, diz Rui Stoffel.
São inclusivamente a primeira empresa mundial a oferecer serviços deste tipo.
Chegaram a Portugal em 2017 e, sob a orientação de Rui Stoffel, puseram em prática o transporte partilhado em organizações como a Nestlé, Siemens, Auchan, Cognizant, Milleniumbcp, Novo Banco ou Altice, por exemplo.
Embora parte da operação esteja atualmente suspensa, devido à pandemia da COVID-19, há um ano, a BusUp transportava diariamente entre duas a três mil pessoas, com cerca de 80 rotas diárias.
Os autocarros turísticos de 54 lugares (embora haja também autocarros de 30 ou 20 lugares) garantem as rotas portuguesas, que derivam de hubs como o de Sete Rios, por exemplo, para parques empresariais vários.
A título de exemplo, em 2020, cerca de 600 pessoas eram transportadas diariamente para o Lagoas Park, em Oeiras.
“Em alguns casos são rotas dedicadas porque o cliente contratou a externalização do serviço. Noutros casos são rotas partilhadas – fazemos a gestão multicliente e fornecedor”, esclarece Rui Stoffel.
“Com menos de 200 trabalhadores é difícil haver massa crítica suficiente para ter uma rota dedicada”, diz o responsável da BusUp.
“Menos de 30 pessoas numa mesma rota encarece o percurso. No entanto, havendo trinta pessoas que vêm de Cascais, passam no Estoril e acabam no Lagoas Park, então a rota já é rentável, uma vez que é partilhada entre várias empresas”.
Mobility-as-a-Service
A proposta de valor da BusUp combina a tecnologia na gestão de serviços de transporte empresarial, com um serviço de gestão especializado, permitindo às empresas passar em regime de outsourcing, parcial ou totalmente, a gestão desta operação.
A empresa fechou recentemente uma ronda de investimento de cinco milhões de euros, liderada pelos fundos de investimento Proeza Ventures e Finaves V e pelo fundo de capital de risco Autotech Ventures.
Esta injeção de capital vai permitir à BusUp potenciar a sua atividade noutros mercados (o norte-americano, por exemplo) e consolidar as suas operações em Portugal.