À primeira vista a figura compacta pode disfarçar mas, em termos de dimensões, o novo BYD Dolphin está próximo do VW ID3 e do primo Cupra Born, ou ainda do recente MG4.
Está também a pouco mais de um palmo de distância do BYD Atto3, com o qual partilha a plataforma e a tecnologia eletrificada, ou ainda o vistoso ecrã central rotativo, que o condutor pode optar por colocar em posição horizontal ou vertical.
O Dolphin é o quarto elemento da família BYD e o modelo de entrada na gama da marca chinesa, que em 2023 chegou no mercado português através do grupo Salvador Caetano.
Foi reconhecido com a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança efetuados pelo Euro NCAP, com pontuações elevadas na proteção dos ocupantes adultos e crianças.
Possui ainda ainda de série função V2L, tecnologia que permite ao Dolphin ser uma fonte móvel de energia. Ou seja, a bateria do veículo pode alimentar dispositivos externos elétricos de até 3,3 kW de potência (3.300 watts).
BYD ATTO3, TANG e HAN: 100% elétricos e com importância empresarial
Gama BYD Dolphin
Está disponível em quatro versões, distribuídas por três tipos de motor, duas capacidades de bateria e quatro níveis de equipamento:
- Active, por 29.990 euros. É a versão mais acessível e oferece com 340 km de autonomia homologada. Com motor de 70 kW (95 cv), a bateria LFP de 44 kwh pode ser carregada em corrente alternada (CA) até 7 kW e em corrente contínua até 60 kW.
- Boost, por 30.690 euros. Utiliza a mesma bateria DE 44 kWh, mas dispõe de um motor mais potente, com 130 kW/176 cv. Acrescenta jantes de 17” e suspensão traseira multi-link. Motor, pneus e peso reduzem a autonomia para 310 km, passando a poder carregar até 11 kW em AC e mantendo os 60 kW em CC.
Em termos de preço, estas versões estão mais acessível do que o campeão de vendas do segmento B à venda em Portugal. Ganhando na habitabilidade, o Dolphin Active e Boost possuem porém bateria e motor com capacidades inferiores. As versões Active e Boost só vão estar disponíveis em Portugal no primeiro trimestre de 2024.
- Comfort e Design, por 35.600 euros e 37.690 euros, respetivamente. Ambos com bateria de 60,4 kW e motor de 150 kW/204 cv, reivindicam 427 km de autonomia combinada. Estas duas versões elevam a velocidade de carregamento interno em AC até aos 11 kW e até aos 88 kW em CC. Com as mesmas características técnicas da versão Comfort, o nível Design acrescenta teto panorâmico, vidros escurecidos nos bancos traseiros e carregadores sem fios para smartphones.
Independentemente de qualquer outra vantagem específica de aquisição para clientes empresa, estes valores, sem IVA (dedutível para profissionais no caso dos veículos elétricos), ficariam assim posicionados:
- Active: 24.382 euros (+ IVA)
- Boost: 24.951 euros (+ IVA)
- Comfort: 28.943 euros (+ IVA)
- Design: 30.642 euros (+ IVA)
Para empresas e ENI com contabilidade organizada acrescem, à data, as seguintes vantagens: não sujeição dos encargos com a viatura a Tributação Autónoma, isenção de pagamento de IUC e dedução do IVA da eletricidade utilizada no carregamento do veículo.
Principais trunfos do BYD Dolphin
- Plataforma BYD exclusiva para veículos elétricos. Permite otimizar peso e equilíbrio da instalação dos componentes elétricos, nomeadamente bateria e motor. Isto reflete-se na eficiência e no desempenho dinâmico;
- Construção integrada do sistema de motor e componentes de controlo, quer de propulsão, quer de gestão de carregamento. Reduz espaço, perdas de energia e peso, aumentando a eficiência da resposta;
- Instalação de uma bomba de calor. Traduz-se na redução do consumos, uma vez que permite obter um equilíbrio térmico do habitáculo de forma mais eficiente;
- Bateria LFP, designada Blade pela BYD. Estas baterias, idênticas às utilizadas pela Tesla de que a BYD também é fornecedora, é um tipo de bateria de iões de lítio que usa fosfato de ferro e lítio, em alternativa ao níquel, cobalto ou manganês. Apesar de apresentarem uma menor densidade energética e de serem mais pesadas, têm vantagens ao nível do custo, maior longevidade ao desgaste energético após múltiplos carregamentos e também em matéria de segurança, já que apresentam maior resistência em caso de embate com perfuração da cápsula que envolve as células;
- Equipamento bastante completo. Olhando parta a lista de todas as versões e começando por comparar as características técnicas, além dos valores de potência dos motores, a diferença mais importante está no carregador de bordo AC de 7 kW das versões de entrada, face às de 11 kW dos níveis Comfort e Design. No mais importante e que se encontram mais abaixo, o equipamento de segurança e as ajudas à condução estão presentes em todas as versões;
- Optimização da distribuição mecânica beneficia a habitabilidade. Embora em largura fique atrás de alguns concorrentes da classe, a longa distância entre eixos produz algum desafogo aos lugares traseiros. E isto pode ser bom não apenas para ocupantes adultos, como para a instalação de cadeira para transporte de crianças. Prejudicada terá sido a capacidade da mala: fica pelos 345 litros, embora a profundidade possa facilitar o transporte de carrinhos ou bicicletas de criança, por exemplo.
Segurança e Assistência à Condução de série em todas as versões:
Além de quatro sistemas de airbag (incluindo um central, entre os bancos), o BYD Dolphin conta, entre outros, com:
- Aviso de colisão frontal com travagem autónoma de emergência;
- Aviso de colisão traseira;
- Alerta de tráfego na retaguarda do veículo com assistência;
- Sistema de manutenção à faixa de rodagem com aviso de saída;
- Cruise Control adaptativo e inteligente;
- Câmara panorâmica 360º;
- Sistema de deteção de ângulo morto;
- Controlo eletrónico de tração, estabilidade e de descida em declive;
- Reconhecimento de sinais de trânsito com controlo inteligente dos limites de velocidade;
- Faróis dianteiros adaptativos com controlo automático das luzes de máximos;
- Sistema auto hold;
- Vehicle-to-Load, solução que permite carregar dispositivos externos com a bateria do veículo até uma potência de 3,3 kW.