“Um modelo para tudo e para todos”, palavras de Rita Pessanha, diretora de Marketing e Comunicação da BYD Portugal, na apresentação nacional (e em simultâneo em toda a Europa) do Dolphin Surf, o 10.º modelo da marca chinesa a pisar solo português – o nono 100% elétrico – e que traz consigo um argumento de peso: vai ser vendido a partir de 16.980 euros (+ IVA).
Este valor de entrada de gama, na versão Active, concorre seriamente com outros automóveis do segmento, nomeadamente junto dos clientes-empresa, que podem deduzir o IVA a 100%.
Há apenas dois anos em Portugal, a BYD já conta com 21 espaços de venda e espera abrir mais sete concessionários até final de 2025. Ano que vai, até ao momento, de vento em popa: durante o primeiro trimestre, a marca já matriculou em Portugal mais de metade (1.735 unidades) dos carros que matriculou durante todo o ano 2024 (3.188 unidades).
O BYD Dolphin Surf é o automóvel mais acessível da BYD. Conheça-o em 10 pontos
- Disponível em Portugal a partir de junho de 2025, na versão Active (bateria de 30 kWh) por 16.980 euros, na versão Boost (bateria de 43,2 kWh) por 20.317 euros e na versão Comfort (bateria de 43,2 kWh) por 22.756 euros. A todos os valores acresce IVA;
- Tração dianteira, 88 cv de potência nas versões Active e Boost e 156 cv de potência na versão Comfort;
- e-Platform 3.0 da BYD, que incorpora a Blade Battery que utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) com potência de carregamento 11 kW AC em todas as versões e de 65 kW DC na versão Active e 85 kW nas versões Boost e Comfort;
- Autonomia elétrica combinada de 220 km na versão Active, 322 km na versão Boost e 310 km na versão Comfort. Valores aumentam para os 356 km, 507 km e 460 km, respetivamente, em cidade.
- 30 minutos para carregar dos 10% aos 80% da capacidade da bateria num posto de carregamento DC;
- Dimensões: comprimento de 3,99 metros, largura de 1,72 metros e altura de 1,59 metros. Distância entre eixos de 2,5 metros;
- Volume da bagageira de 308 litros (aumenta para 1.037 litros com os bancos rebatidos);
- 20 locais de arrumação espalhados pelo veículo;
- Tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) para alimentar dispositivos externos até 3,3 kW, diretamente através da bateria do Dolphin Surf;
- Todas as versões equipam três pontos de fixação ISOFIX (dois na traseira e um no banco dianteiro do passageiro).
Experiência de condução
O BYD Dolphin Surf tem no acrónimo SURF as palavras Safe, Urban, Reliable e Fun, que traduzidas para português representam Segurança, Urbano, Revolucionário e Divertido, conceitos que a marca quis transportar para as sensações de condução que se têm ao volante deste A-hatchback.
Ao longo de pouco mais de meia-hora, a FLEET MAGAZINE teve oportunidade de conduzir este novíssimo automóvel, que chega aos concessionários da marca em junho de 2025, e encontrou um elétrico com um verdadeiro caráter citadino, extremamente fácil de conduzir e com uma direção altamente precisa. A potência distribuída pelas duas rodas dianteiras é suficiente e confere-lhe até alguma agilidade em situações onde a rapidez de manobra é necessária.
Já a bordo, o interior minimalista, completado por um ecrã de infoentretenimento de série bem orientado para a linha de visão do condutor, beneficia de comandos físicos de ar condicionado – algo que continua a ser muito apreciado.