A BYD vai entregar 100 mil novos veículos elétricos à Uber, para utilização nos seus principais mercados em todo o mundo. Esta parceria estratégica visa oferecer melhores preços e ofertas de financiamento de carros elétricos para os motoristas Uber.
Com início na Europa (Portugal incluído) e na América Latina, esta parceria poderá, esperam ambas as empresas, alargar-se a novos mercados (Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia).
Segundo a própria BYD, esta parceria pretende também a redução do custo total de propriedade de veículos elétricos para os motoristas da Uber, acelerando a adoção deste tipo de veículos na plataforma da Uber a nível global e promovendo viagens mais sustentáveis junto de milhões de passageiros.
Estão ainda previstos nesta parceria benefícios como descontos no carregamento, na manutenção do veículo ou no seguro, bem como ofertas de financiamento e aluguer, com base no que for melhor para os motoristas num determinado mercado.
Além de tudo isto, as duas empresas já assumiram o compromisso de colaborarem conjuntamente na implementação de futuros veículos de condução autónoma da BYD na plataforma Uber.
Este é o maior acordo global do género do qual a Uber faz parte, diz Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, acrescentando que esta é uma parceria que trará benefícios aos motoristas, passageiros e até às cidades onde a empresa de ride-hailing opera.
“Quando o motorista da Uber muda para um veículo elétrico, pode obter até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões do que um motorista normal, simplesmente porque está mais tempo na estrada. Muitos utilizadores também nos dizem que a sua primeira experiência com um veículo elétrico foi numa viagem com a Uber, e estamos entusiasmados por ajudar a demonstrar os benefícios dos veículos elétricos a mais pessoas em todo o mundo”, acrescenta o responsável máximo da Uber.
Já Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas, diz: “estamos entusiasmados por unir forças com um líder global como a Uber, não só para acelerar a transição para os veículos elétricos, mas também para tornar os transportes ecológicos acessíveis e económicos para todos. Esta colaboração marca uma nova era na eletrificação da mobilidade urbana, e estamos ansiosos por ver os nossos modelos tornarem-se uma visão comum nas ruas das cidades em todo o mundo”.