O BYD Seal é o sexto modelo da marca que, em 2023, chegou a Portugal e que recentemente apresentou também o seu primeiro comercial ligeiro, o furgão ETP3.

O Seal foi desenvolvido sobre a e-Platform 3.0 partilhada pelo Dolphin e pelo BYD ATTO 3, vencedor de uma das categorias dos Prémios Fleet Magazine.

Dispõe de motores com 313 cv (tração traseira) e 530 cv (tração integral e suspensão variável), ambos alimentados por uma bateria de 82,5 kWh, com respetivamente 570 e 520 km de autonomia combinada.

O carregamento ultrarrápido em corrente contínua até 150 kW permite recuperar a bateria de 30% a 80% em apenas 26 minutos. De série, o carregador trifásico incorporado (corrente alternada) é de 11 kW

Com jantes de 19’’, a versão mais potente com dois motores do Seal tem uma aceleração 0/100 km/h em apenas 3,8 segundos, um segundo mais rápido do que o executivo BYD Han.

PVP das duas versões disponíveis:

  • BYD Seal Design (313 cv, tração traseira, bateria de 82,5 kWh): 46.990 euros ou cerca de 38.203 euros + IVA. Acresce despesas e pintura metalizada (só a cor branca está incluída no PVP)
  • BYD Seal Excellence (530 cv, dois motores, tração integral, suspensão variável, bateria de 82,5 kWh): 47.990 euros ou cerca de 39.016 euros + IVA. Acresce despesas e pintura metalizada (só a cor branca está incluída no PVP).

A bateria está incorporada na estrutura inferior do veículo para conferir maior rigidez e mais segurança em caso de embate. Isenta de cobalto, utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, composição que oferece um nível mais elevado de segurança e de durabilidade, quando comparado com as baterias de iões de lítio convencionais.

Mais resistentes a temperaturas extremas, as baterias de LFP têm uma melhor estabilidade térmica, são menos sensíveis a variações de temperatura e podem suportar mais ciclos de carga e descarga, sem praticamente nenhuma perda de capacidade, adianta o construtor.

O BYD Seal possui bomba de calor de série, para reduzir o consumo de energia nas fases de aquecimento ou de aquecimento do habitáculo. Dispõe também de tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), possibilitando que possa servir como fonte de alimentação portátil para dispositivos elétricos exteriores.

Potencial nas frotas

O grande concorrente do BYD Seal neste patamar de preço é naturalmente o Model 3 da Tesla. Modelos como o Ioniq 6 ou o Kia EV6 apresentam de momento valores de PVP mais elevados.

Face ao carro americano, o Seal garante mais potência e capacidade da bateria, embora possua menos autonomia na versão do Seal com dois motores, face ao Model 3 também com tração integral.

O BYD Seal é também ligeiramente maior em todas as direções, incluindo na distância entre eixos. Porém, a capacidade da bagageira é de apenas 400 litros. Acrescem dois pequenos espaços úteis para acomodar os cabos de carregamento: um sob o piso da mala, outro sob o capot, com 58 litros.

O valor residual dos carros elétricos mantém alguma volatilidade, ultimamente agravado pela descida de preço, em algumas marcas por valores significativos.

A aquisição para propriedade pode resultar em vantagens imediatas: dedução do IVA na totalidade e depreciação até 25%/ano do custo de aquisição (sem IVA) que, em 2024, não está sujeito a Tributação Autónoma, uma vez que é inferior a 62.500 euros.

Valor do dinheiro

É um carro de quatro portas bem equipado, bem desenhado e muito aerodinâmico, quer por causa das linhas, quer porque a estrutura e disposição da bateria permitiram baixar a altura ao solo.

Se a aerodinâmica concorre para a eficiência energética, o sistema integrado de tração “8 em 1”, que aproxima oito componentes decisivos para a propulsão elétrica, carregamento, controlo e gestão de sistemas contribui também para reduzir perdas de energia.

No interior chama de imediato à atenção o ecrã rotativo de 15,6”, equipado com a função de controlo de voz, ativada através do comando “Hey BYD”. Atrás do volante, o condutor conta com um painel de instrumentos de 10,25”.

O Seal recebeu cinco estrelas nos testes EuroNcap, com pontuações elevadas na proteção de adultos (90%) e de crianças (86%), assim como pontuação máxima nos teste da barreira lateral e de impacto lateral de poste.

O desempenho do sistema de travagem autónoma de emergência do Seal contribuiu para estes bons resultados. Além desta tecnologia, as duas versões incluem de série o seguinte equipamento de segurança e sistemas avançados de assistência à condução:

  • Alerta de Colisão Frontal
  • Alerta de Colisão Traseira
  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Travagem de Tráfego Cruzado Traseiro
  • Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Assistência à Mudança de Faixa e Manutenção de Emergência na Faixa de Rodagem
  • Cruise Control Adaptativo e Cruise Control Inteligente
  • Câmara Panorâmica de 360º
  • Sistema de Detecção de Ângulo Morto
  • Sistema Eletrónico de Estabilidade (ESP)
  • Controlo de Tração
  • Controlo de Descida de Declives
  • Retenção Automática do Veículo
  • Informação Inteligente dos Limites de Velocidade e Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade
  • Tecnologia de iluminação que proporciona um feixe de luz mais amplo, para ajudar a visibilidade durante a condução noturna, com assistência de máximos, faróis adaptativos e sistema Follow Me Home
BYD SEAL DesignBYD SEAL Excellence- AWD
Dimensões (C/L/A)4.800 / 1.875 / 1.460 mm4.800 / 1.875 / 1.460 mm
Distância entre eixos2.920 mm2.920 mm
Tipo de traçãoTraseiraIntegral
Velocidade Máxima180 km/h180 km/h
Potência máxima do grupo
propulsor
230 kW (313 cv)390 kW (530 cv)
Aceleração dos 0-100 km/h5,9 s3,8 s
Diâmetro das jantes1919’’
Autonomia elétrica (ciclo combinado WLTP)570 km520 km
Volume da bagageira400 litros (mala traseira)
53 litros (compartimento dianteiro)
400 litros (mala traseira)
53 litros (compartimento dianteiro)
Número de lugares (ocupantes)55
Tipo de bateriaBYD Blade Battery (LFP)BYD Blade Battery (LFP)
Capacidade nominal82,5 kWh82,5 kWh
Potência de carregamento11 kW AC (trifásico) / 150 kW DC11 kW AC (trifásico) / 150 kW DC
Tempo de carregamento DC
(30-80%)
26 minutos26 minutos
Bomba de calorDe sérieDe série
Função V2LDe sérieDe série

Os PRÉMIOS FLEET MAGAZINE premeiam as viaturas com maior potencial para utilização por empresas em Portugal. A avaliação é da responsabilidade de um júri independente composto por gestores/responsáveis de frota de entidades nacionais. VEJA COMO CONCORRER à edição 2024 clicando na imagem abaixo