O BYD Seal é o sexto modelo da marca que, em 2023, chegou a Portugal e que recentemente apresentou também o seu primeiro comercial ligeiro, o furgão ETP3.
O Seal foi desenvolvido sobre a e-Platform 3.0 partilhada pelo Dolphin e pelo BYD ATTO 3, vencedor de uma das categorias dos Prémios Fleet Magazine.
Dispõe de motores com 313 cv (tração traseira) e 530 cv (tração integral e suspensão variável), ambos alimentados por uma bateria de 82,5 kWh, com respetivamente 570 e 520 km de autonomia combinada.
O carregamento ultrarrápido em corrente contínua até 150 kW permite recuperar a bateria de 30% a 80% em apenas 26 minutos. De série, o carregador trifásico incorporado (corrente alternada) é de 11 kW
Com jantes de 19’’, a versão mais potente com dois motores do Seal tem uma aceleração 0/100 km/h em apenas 3,8 segundos, um segundo mais rápido do que o executivo BYD Han.
PVP das duas versões disponíveis:
- BYD Seal Design (313 cv, tração traseira, bateria de 82,5 kWh): 46.990 euros ou cerca de 38.203 euros + IVA. Acresce despesas e pintura metalizada (só a cor branca está incluída no PVP)
- BYD Seal Excellence (530 cv, dois motores, tração integral, suspensão variável, bateria de 82,5 kWh): 47.990 euros ou cerca de 39.016 euros + IVA. Acresce despesas e pintura metalizada (só a cor branca está incluída no PVP).
A bateria está incorporada na estrutura inferior do veículo para conferir maior rigidez e mais segurança em caso de embate. Isenta de cobalto, utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, composição que oferece um nível mais elevado de segurança e de durabilidade, quando comparado com as baterias de iões de lítio convencionais.
Mais resistentes a temperaturas extremas, as baterias de LFP têm uma melhor estabilidade térmica, são menos sensíveis a variações de temperatura e podem suportar mais ciclos de carga e descarga, sem praticamente nenhuma perda de capacidade, adianta o construtor.
O BYD Seal possui bomba de calor de série, para reduzir o consumo de energia nas fases de aquecimento ou de aquecimento do habitáculo. Dispõe também de tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), possibilitando que possa servir como fonte de alimentação portátil para dispositivos elétricos exteriores.
Potencial nas frotas
O grande concorrente do BYD Seal neste patamar de preço é naturalmente o Model 3 da Tesla. Modelos como o Ioniq 6 ou o Kia EV6 apresentam de momento valores de PVP mais elevados.
Face ao carro americano, o Seal garante mais potência e capacidade da bateria, embora possua menos autonomia na versão do Seal com dois motores, face ao Model 3 também com tração integral.
O BYD Seal é também ligeiramente maior em todas as direções, incluindo na distância entre eixos. Porém, a capacidade da bagageira é de apenas 400 litros. Acrescem dois pequenos espaços úteis para acomodar os cabos de carregamento: um sob o piso da mala, outro sob o capot, com 58 litros.
O valor residual dos carros elétricos mantém alguma volatilidade, ultimamente agravado pela descida de preço, em algumas marcas por valores significativos.
A aquisição para propriedade pode resultar em vantagens imediatas: dedução do IVA na totalidade e depreciação até 25%/ano do custo de aquisição (sem IVA) que, em 2024, não está sujeito a Tributação Autónoma, uma vez que é inferior a 62.500 euros.
Valor do dinheiro
É um carro de quatro portas bem equipado, bem desenhado e muito aerodinâmico, quer por causa das linhas, quer porque a estrutura e disposição da bateria permitiram baixar a altura ao solo.
Se a aerodinâmica concorre para a eficiência energética, o sistema integrado de tração “8 em 1”, que aproxima oito componentes decisivos para a propulsão elétrica, carregamento, controlo e gestão de sistemas contribui também para reduzir perdas de energia.
No interior chama de imediato à atenção o ecrã rotativo de 15,6”, equipado com a função de controlo de voz, ativada através do comando “Hey BYD”. Atrás do volante, o condutor conta com um painel de instrumentos de 10,25”.
O Seal recebeu cinco estrelas nos testes EuroNcap, com pontuações elevadas na proteção de adultos (90%) e de crianças (86%), assim como pontuação máxima nos teste da barreira lateral e de impacto lateral de poste.
O desempenho do sistema de travagem autónoma de emergência do Seal contribuiu para estes bons resultados. Além desta tecnologia, as duas versões incluem de série o seguinte equipamento de segurança e sistemas avançados de assistência à condução:
- Alerta de Colisão Frontal
- Alerta de Colisão Traseira
- Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Travagem de Tráfego Cruzado Traseiro
- Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem
- Assistência à Mudança de Faixa e Manutenção de Emergência na Faixa de Rodagem
- Cruise Control Adaptativo e Cruise Control Inteligente
- Câmara Panorâmica de 360º
- Sistema de Detecção de Ângulo Morto
- Sistema Eletrónico de Estabilidade (ESP)
- Controlo de Tração
- Controlo de Descida de Declives
- Retenção Automática do Veículo
- Informação Inteligente dos Limites de Velocidade e Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade
- Tecnologia de iluminação que proporciona um feixe de luz mais amplo, para ajudar a visibilidade durante a condução noturna, com assistência de máximos, faróis adaptativos e sistema Follow Me Home
BYD SEAL Design | BYD SEAL Excellence- AWD | |
---|---|---|
Dimensões (C/L/A) | 4.800 / 1.875 / 1.460 mm | 4.800 / 1.875 / 1.460 mm |
Distância entre eixos | 2.920 mm | 2.920 mm |
Tipo de tração | Traseira | Integral |
Velocidade Máxima | 180 km/h | 180 km/h |
Potência máxima do grupo propulsor | 230 kW (313 cv) | 390 kW (530 cv) |
Aceleração dos 0-100 km/h | 5,9 s | 3,8 s |
Diâmetro das jantes | 19 | 19’’ |
Autonomia elétrica (ciclo combinado WLTP) | 570 km | 520 km |
Volume da bagageira | 400 litros (mala traseira) 53 litros (compartimento dianteiro) | 400 litros (mala traseira) 53 litros (compartimento dianteiro) |
Número de lugares (ocupantes) | 5 | 5 |
Tipo de bateria | BYD Blade Battery (LFP) | BYD Blade Battery (LFP) |
Capacidade nominal | 82,5 kWh | 82,5 kWh |
Potência de carregamento | 11 kW AC (trifásico) / 150 kW DC | 11 kW AC (trifásico) / 150 kW DC |
Tempo de carregamento DC (30-80%) | 26 minutos | 26 minutos |
Bomba de calor | De série | De série |
Função V2L | De série | De série |
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