Chama-se SEAL e é a mais recente proposta da BYD para o mercado europeu.

O novo BYD SEAL vem fazer companhia aos já implementados no mercado HAN (segmento E), TANG (SUV do segmento E), ATTO 3 (SUV do segmento C) e DOLPHIN (hatchback do segmento C).

Este sedan de quatro portas 100% elétrico faz parte de uma estratégia já assumida pela BYD: “tornar a condução elétrica atrativa, de alta tecnologia e inteligente, mais acessível aos europeus”.

O BYD SEAL é o segundo modelo da série BYD Ocean, utiliza a linguagem de design “Ocean Aesthetics” da marca e, tal como o ATTO 3 e o DOLPHIN, foi construído com base na plataforma e-Platform 3.0 da BYD. Esta plataforma foi desenhada exclusivamente para carros elétricos.

Embora a BYD ainda não tenha avançado com preços finais para esta berlina do segmento D, sabe-se que as entregas terão início já a partir de outubro.

BYD ATTO3, TANG e HAN: 100% elétricos e com importância empresarial

Características técnicas do BYD SEAL

O BYD SEAL está disponível em dois níveis de equipamento, Design e Excellence-AWD, e será proposto com uma opção de duas unidades de tração, ambas com uma capacidade de bateria de 82,5 kWh.

A versão “Design” (um só motor) com tração traseira tem uma potência de 230 kW (313 cv) e uma autonomia de 570 quilómetros (ciclo combinado WLTP).

Além desta, o BYD SEAL está também disponível com tração às quatro rodas (Excellence-AWD) com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro (160 kW/217cv e 230 kW/313 cv, respetivamente), garantindo uma potência total combinada de 390 kW (530 cv). Esta versão Excellence-AWD tem uma autonomia fixada em 520 quilómetros (ciclo combinado WLTP).

Quanto a carregamento, o SEAL incorpora, de série, um carregador trifásico de 11 kW para carregamento AC, podendo ainda ser carregado num posto de carregamento ultrarrápido em CC com 150 kW. Utilizando um posto de carregamento CC, a bateria pode ser carregada de 30% a 80% em 26 minutos, diz a BYD.

Galeria de imagens do interior novo BYD SEAL

Sedan espaçoso

Embora possua um caráter dinâmico e desportivo, o SEAL quer ser um sedan de quatro portas versátil, diz a BYD.

O SEAL possui uma distância entre eixos de 2.920 mm, o que garante aos ocupantes o espaço para as pernas semelhante àquele que é oferecido por uma berlina executiva.

BYD SEAL
Quanto à bagageira, conta com 400 litros de capacidade e, a esta, junta-se uma bagageira adicional de 53 litros sob o capot (na versão de tração traseira).

Tecnologia Cell-to-Body

Uma das novidades do SEAL reside no facto deste ser o primeiro veículo a implementar a tecnologia Cell-to-Body (CTB) da BYD que, diz a marca, “oferece uma diferença essencial e garante níveis excecionais de segurança, rigidez torsional, dinâmica de condução e utilização do espaço”.

Em que se traduz esta tecnologia CTB? A bateria é incorporada em toda a estrutura do veículo, integrando a cobertura superior do conjunto de baterias com a estrutura tradicional do piso da carroçaria. Tal cria uma estrutura tipo sanduíche, que incorpora a cobertura superior da bateria, a BYD Blade Battery e o piso.

Esta arquitetura CTB utiliza painéis de alumínio tipo favo de mel de elevada resistência, o que, segundo o fabricante, aumenta “ainda mais” a segurança do SEAL.

Adicionalmente, o SEAL é fornecido de série com um sistema de bomba de calor que permite a regulação eficiente da temperatura da bateria através do arrefecimento direto e do aquecimento direto do refrigerador, bem como o controlo da temperatura do habitáculo, com baixo consumo de energia.

BYD SEAL

Tecnologia a bordo

A bordo do BYD SEAL, o condutor conta com um sistema de conectividade inteligente 4G, que proporciona atualizações Over-the-Air.

Com um ecrã rotativo de 15,6 polegadas, equipado com a função de controlo de voz inteligente (que pode ser ativada com o comando de voz “Hey BYD”), o SEAL permite a integração de qualquer smartphone através do Android Auto ou Apple CarPlay.

Inclui ainda um painel LCD de instrumentos de 10,25 polegadas.

Segurança ao volante

O BYD SEAL garante uma vasta gama de funções de série no que respeita a sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS).

A saber:

  • Alerta de Colisão Frontal;
  • Travagem Automática de Emergência;
  • Alerta de Colisão Traseira;
  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Travagem de Tráfego Cruzado Traseiro;
  • Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem;
  • Assistência à Mudança de Faixa;
  • Manutenção de Emergência na Faixa de Rodagem.

O SEAL conta ainda com Cruise Control Adaptativo e Cruise Control Inteligente, uma Câmara Panorâmica de 360º, Sistema de Deteção de Ângulo Morto, Sistema Eletrónico de Estabilidade (ESP), Controlo de Tração, Controlo de Descida de Declives, Retenção Automática do Veículo, Informação Inteligente dos Limites de Velocidade e Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade.

BYD SEAL