O BYD Seal U DM-i é o primeiro híbrido plug-in da marca chinesa para os mercados europeus e apresenta-se como uma alternativa, também com caráter zero emissões, ao 100% elétrico Seal U, já apresentado e com preços a partir dos 42.290 euros.

Disponível em Portugal e com preços a começar nos 40.169 euros, o Seal U DM-i beneficia da tecnologia Super DM (Dual Mode) da BYD, que conjuga em si mesma três atrativos para as empresas: eficiência energética, baixo consumo de combustível e, por último, desempenho de condução e conforto. Esta tecnologia Super DM torna o Seal U DM-i mais amigo do ambiente, diz a BYD. O que faz é dar prioridade à energia elétrica, fazendo o mínimo de uso possível do combustível.

Dois níveis de equipamento em Portugal

Em Portugal, estão disponíveis as versões Boost e Design.

  • Design: dois motores elétricos (201 cv no eixo dianteiro e 161 cv no eixo traseiro) e uma bateria BYD Blade Battery de 18,3 kWh, complementados pelo motor a gasolina de quatro cilindros turbo de 1.5 litros de 129 cv. A potência total do conjunto é de 324 cv e o binário máximo de 550 Nm. Quanto a autonomia elétrica, a marca promete 70 km. A autonomia acumulada ascende aos 870 km
  • Boost: Equipa um motor elétrico de 194 cv e um motor híbrido de 1.5 litros com tração dianteira, capaz de debitar 97 cv. A potência total do conjunto é de 218 cv e o binário máximo cifra-se nos 300 Nm. Equipado com uma Blade Battery de 18,3 kWh, a autonomia elétrica é de 80 km, sendo a acumulada de 1.080 km

Consumos

Quanto a consumos de combustível, para a versão Boost estão anunciados 0,9 l/100 km, ao passo que para a versão Design esse valor pouco ultrapassa o litro por cada 100 km (1,2 l/100 km).

Já relativamente a consumos elétricos em ciclo combinado, são de 21 kWh/100 km para a variante Boost e de 23,5 kWh/100 km para a versão Design. No entanto, a BYD garante que, em ciclo urbano, estes valores baixam para 14,5 kWh/100 km e 16,1 kWh/100 km, respetivamente.

Um SUV funcional

Com dimensões de familiar, este SUV do segmento D de cinco lugares tem quase cinco metros de comprimento (4,77 m), 1,89 m de largura e 1,67 m de altura. A distância entre eixos de 2,76 m e o design plano do piso garantem espaço de sobra para as pernas dos passageiros traseiros.

O banco traseiro pode ser rebatido parcialmente (60:40), facilitando assim a expansão da capacidade da bagageira de 425 para 1.440 litros.

Cockpit inteligente e app BYD

Imagem já característica em diversos modelos BYD, o Sistema de Cockpit Inteligente da BYD é operado por um ecrã rotativo de 15,6 polegadas, complementado pelo painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas.

Este sistema garante ao condutor uma ligação 4G, navegação integrada Spotify e HERE, integração de smartphone Android Auto ou Apple CarPlay e controlo de voz inteligente, ativado com o comando “Hi BYD”.

A app BYD permite controlar remotamente várias funções do Seal U DM-i. Trancar ou destrancar portas, fechar as janelas, acionar o controlo da climatização, o aquecimento ou ventilação dos bancos, as luzes dos faróis e até a buzina: tudo isto à distância de um clique no smartphone ou noutro dispositivo móvel. É ainda possível, com o smartphone, desbloquear e ligar o automóvel com a funcionalidade de chave NFC.

byd seal u dm-i

Equipamento de segurança

Equipado de série com uma vasta gama de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), o Seal U DM-i inclui:

  • Radares e uma câmara central
  • Aviso de Colisão Frontal
  • Travagem Automática de Emergência
  • Cruise Control Adaptativo
  • Aviso de Colisão Traseira
  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro
  • Assistência à Mudança de Faixa
  • Controlo Inteligente do Limite de Velocidade
  • Sistema de Deteção de Ângulo Morto

Garantia

O BYD Seal U DM-i conta com uma garantia total do fabricante de 6 anos ou 150 mil km, uma garantia de 8 anos ou 200 mil km para, pelo menos, 70% da capacidade original da bateria, e uma garantia de 8 anos ou 150 mil km para o motor elétrico.