Só chega a Portugal a partir do segundo semestre de 2024, mas a BYD já o apresentou à imprensa: eis o novo SEAL U, o SUV do segmento D 100% elétrico orientado para o futuro.

byd seal u

A BYD diz que o U no nome significa “Utility”, tendo-lhe mesmo conferido um caráter familiar e versátil.

O Seal U é o terceiro modelo da série Ocean da BYD, que conta com os, já apresentados e conduzidos pela Fleet Magazine, Seal e Dolphin.

Seal: potência, autonomia, carregamento rápido. Produto estrela da BYD

Caráter prático e versátil

É assim que a BYD apresenta o SEAL U: um familiar elétrico com espírito prático.

Este SUV de cinco lugares do segmento D tem 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,66 m de altura. A distância entre eixos fica-se nos 2,76 m.

Um dos destaques a bordo é o piso plano em todo o veículo, o que confere mais espaço para as pernas dos passageiros traseiros.

Ainda na secção traseira do automóvel, o banco pode ser rebatido em partes (60:40), aumentando assim a capacidade de carga de 552 para 1.440 litros.

Duas versões de um BYD Seal U

O Seal U da BYD poderá ser configurado em dois níveis de equipamento – Comfort e Design. Ambas as versões contam com um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, com tração dianteira, capaz de debitar até 218 cv e com um binário de 330 Nm.

No que respeita à bateria utilizada:

  • Comfort – bateria de 71,8 kWh de capacidade. Autonomia, em ciclo combinado WLTP, de até 420 km;
  • Design – bateria de 87 kWh de capacidade. Até 500 km de autonomia elétrica em ciclo combinado WLTP.

De série, o Seal U conta com um carregador trifásico CA de 11 kW e é capaz, diz a BYD, de atingir velocidades de carregamento em corrente contínua de até 140 kW, sendo por isso precisos 28 minutos (no máximo) para carregar a bateria de 30% a 80% da sua capacidade.

Ainda no domínio da energia elétrica, importa referir que a bateria do Seal U suporta a função V2L (Vehicle-to-Load), o que permite que este SUV seja utilizado como fonte de alimentação portátil para dispositivos elétricos.

BYD Atto 3 vence categoria “Carro de Empresa” de 27.500 euros a 35 mil euros nos Prémios Fleet Magazine 2023

Segurança ao volante

Presente em todos os modelos da gama BYD, a tecnologia ao serviço do condutor é um fator-chave para a marca, que diz que o Seal U não é exceção no que toca a apresentar argumentos nos capítulos da segurança passiva e ativa. Por isso, a BYD diz mesmo que o Seal U foi desenvolvido para ser um dos SUV familiares elétricos mais seguros da sua classe.

Os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) utilizam quatro radares e uma câmara para vigiar o trânsito e auxiliar (ou até mesmo intervir) o condutor na condução. Dessa lista fazem parte:

  • Alerta de Colisão Dianteira;
  • Travagem Autónoma de Emergência;
  • Cruise Control Adaptativo;
  • Aviso de Colisão Traseira;
  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro;
  • Assistência à Mudança de Faixa;
  • Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade;
  • Radar de Ângulo Morto;
  • Prevenção de Colisão

A versão Design conta com um Head Up Display.

Durante a condução noturna, o condutor do Seal U beneficia da tecnologia de iluminação full-LED para ajudar a visibilidade, incluindo o Sistema de Controlo Automático dos Máximos e os faróis adaptativos de série.

Inclui ainda uma câmara panorâmica que garante visibilidade 360º (visível no ecrã central).

byd seal u

Tecnologia a bordo? Sim!

O Seal U oferece conectividade e infoentretenimento inteligentes, mesmo remotamente. Tudo através da app BYD.

O sistema de Cockpit Inteligente é operado pelo ecrã rotativo elétrico de 12,8” ou 15,6” (dependendo da versão). As informações ao condutor são apresentadas no painel LCD de instrumentos de 12,3”.

O Sistema de Cockpit Inteligente garante ainda uma ligação 4G, navegação integrada Spotify e HERE maps. Os utilizadores também contam com integração de smartphone via Android Auto ou Apple CarPlay e controlo de voz inteligente, que pode ser ativado com o comando de voz “Hi BYD”.

O sistema recorre a atualizações Over-The-Air, para se manter totalmente atualizado.

Mas onde o Seal U dá um passo extra é mesmo no controlo remoto das diversas funções via app. Ao utilizador é possível trancar e destrancar as portas, fechar as janelas abertas e acionar o controlo da climatização, o aquecimento ou ventilação dos bancos, as luzes intermitentes e até a buzina.

Ainda na app, o utilizador pode verificar o tempo de carga restante e a autonomia do seu Seal U. Utilizando o smartphone, pode desbloquear o veículo com a funcionalidade de chave NFC.

byd seal u

Preços e garantias

Ainda não há preços para Portugal – serão anunciados pela marca no período que antecederá o lançamento no nosso mercado.

No tocante às garantias, este SUV elétrico será oferecido com uma garantia total do fabricante de seis anos/150.000 km, uma garantia de oito anos/200.000 km para, pelo menos, 70% da capacidade original da bateria, bem como uma garantia de oito anos/150.000 km para o motor elétrico de série.

byd seal u