O leão-marinho da BYD tem preços a começar nos 48 mil euros e promete mais de 500 km de autonomia 100% elétrica. Chama-se Sealion 7 e é o novo SUV desportivo da marca chinesa. Fique a conhecê-lo
O Sealion 7 tem no número que o denomina uma razão: é o sétimo modelo 100% elétrico lançado pela BYD na Europa (e quarto da Ocean Series, da qual fazem parte o Dolphin, o Seal e o Seal U).
Baseado na arquitetura de veículos de última geração do fabricante chinês, a e-Platform 3.0, o Sealion 7 inclui a “revolucionária” Blade Battery, uma tecnologia que, além de ser livre de cobalto, utiliza fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico, elevando assim os níveis de segurança e durabilidade em comparação com as [mais utilizadas e convencionais] baterias de iões de lítio, assegura a BYD.
Conteúdo deste artigo
BYD Sealion 7: um SUV atento às necessidades dos clientes portugueses
Segundo a BYD, o Sealion 7 corresponde “perfeitamente” às necessidades dos clientes portugueses, que se revelam um público que, ao mesmo tempo que se manifesta entusiasta da tecnologia, privilegia um automóvel familiar que reúna características desportivas e ecológicas.
Assim, disponível em duas versões de bateria, o modelo está presente em três versões: Comfort, Design e Excellence.
Na versão de entrada Comfort, o motor traseiro do Sealion 7 debita 230 kW (313 cv) de potência e produz 380 Nm de binário.
Já nas versões Design AWD e Excellence AWD, ambas com tração integral, incluem mais uma unidade elétrica no eixo dianteiro com 160 kW (218 cv). A junção deste motor com o bloco traseiro de 230 kW garante a estes modelos uma potência total de 530 cv e um binário de 690 Nm. Números mais do que suficientes para utilização em qualquer estrada nacional.
Quanto a capacidades de bateria, o Sealion 7 Comfort com tração traseira e tração integral pode ser equipado com uma Blade Battery de 82,5 kWh, garantindo assim 482 km de autonomia. Relativamente à variante Design AWD de dois motores, a autonomia é de 456 km. Por fim, a versão topo-de-gama Excellence AWD conta com uma bateria de maior capacidade (91,3 kWh), assegurando assim mais de 500 km com uma só carga (502, para sermos precisos).
Todas as versões do BYD Sealion 7 dispõem de carregamento AC trifásico de 11 kW de série. Nota para a versão Excellence AWD, que pode carregar a 230 kW, permitindo alcançar os 80% da capacidade da bateria em 24 minutos.
Dimensões e espaço de carga
Tem mais de 4,8 metros de comprimento (4,83 m), uma distância entre eixos de quase 3 metros (2,93 m) e um fundo traseiro completamente plano (oferta da e-Platform 3.0). É por isso que, mesmo tratando-se de um SUV desportivo, o fabricante assegura espaço no habitáculo para cinco adultos.
Ao volante do Sealion 7
A bordo, o habitáculo conta com mais de 20 pequenos espaços para guardar itens menores de forma mais segura e acessível, como é o caso de uma área específica para acomodar o smartphone.
O painel de instrumentos conta com um ecrã de 15,6 polegadas que, à semelhança do que já acontece nos seus irmãos (modelos) mais velhos, gira entre a orientação retrato e paisagem. O ecrã em questão conta o mais recente software da BYD, que traz uma interface reformulada capaz de mostrar uma renderização 3D completa do carro e permitir a interação do sistema de controlo de voz.
Preços do BYD Sealion 7
À venda em Portugal antes do final de 2024, o Sealion 7 terá preços a começar nos 47.990 euros para a versão Comfort, 51.990 euros para a versão Design e 56.490 euros para a versão topo-de-gama Excellence.