A CaetanoBus vai fornecer uma frota de 60 autocarros movidos a hidrogénio à Deutsche Bahn (DB), operadora alemã de transportes públicos.
O acordo-quadro vem impulsionar as vendas do modelo H2.City Gold, o autocarro elétrico movido a hidrogénio da CaetanoBus, que conta já com mais de 115 unidades vendidas para a Alemanha, França, Espanha, Dinamarca, Portugal, Arábia Saudita e Austrália.
O H2.City Gold da CateanoBus
- É um autocarro standard 12 metros de piso baixo com carroçaria em alumínio;
- A partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível Toyota: mais compacta, mais leve e mais eficiente do que a anterior geração, debitando uma potência de 70 kW;
- Conjunto de baterias de tecnologia LTO com 44 kWh de capacidade;
- Motor elétrico com potência de 180 kW (245 cv);
- Autonomia de mais de 500 km, sendo capaz de igualar a autonomia dos autocarros convencionais diesel num único abastecimento;
- De acordo com o layout definido pela DB, capacidade de acomodar 81 passageiros (34 lugares sentados e 47 lugares em pé).
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“Esta encomenda da DB é mais um passo importante para a presença de autocarros a hidrogénio da CaetanoBus no mercado alemão”, diz a empresa, que acrescenta que, sem contar com esta encomenda da DB, existem mais de 55 unidades CaetanoBus H2.City Gold em diferentes cidades alemãs, entre unidades entregues e em produção.
Nuno Lago de Carvalho, CCO da CateanoBus, diz que a empresa está orgulhosa de ter sido o melhor fabricante posicionado num concurso internacional altamente exigente e de ter sido a empresa escolhida pela DB.
“Estamos orgulhos por continuarmos a assumir um papel importante na descarbonização sustentável do sector dos transportes públicos na Europa, nomeadamente ao utilizar tecnologia a hidrogénio para alcançar a neutralidade carbónica”, acrescenta.
Já Thomas Klaus, Head of Buses Procurement Regio Germany da Deutsche Bahn AG, diz: “com este acordo-quadro, a Deutsche Bahn espera ter 60 unidades de H2.City Gold da CaetanoBus em operação até 2026. Os autocarros elétricos movidos a hidrogénio têm a vantagem de serem reabastecidos muito mais rapidamente do que os autocarros elétricos a baterias, sendo que a sua longa autonomia é claramente a grande vantagem desta tecnologia para substituir os autocarros a diesel e promover uma transição suave das nossas operações”.