A DPD Portugal lançou uma calculadora de carbono para que os seus clientes possam monitorizar o impacto ambiental das suas encomendas em tempo real.

Esta ferramenta está integrada no portal myDPD for Business e permite ao cliente da DPD obter dados sobre as emissões de carbono das encomendas através de filtros personalizáveis que consideram tipo de serviço, países de destino e transporte associado.

A DPD garante que esta metodologia segue os padrões internacionais do GLEC Framework do Smart Freight Centre.

Rui Nobre, diretor-geral de Operações da DPD Portugal, diz que a calculadora de carbono agora disponibilizada é uma forma de a transportadora oferecer aos seus clientes total transparência sobre o impacto ambiental das suas encomendas. Isso permitir-lhes-á tomar decisões mais informadas e responsáveis, acrescenta.

calculadora carbono dpd

“Esta iniciativa reforça o nosso compromisso com o meio ambiente, numa linha de continuidade com os esforços já em curso. Atualmente, a nossa aposta na eletrificação da frota e na utilização de biocombustíveis tem permitido evitar a emissão de cerca de 23 toneladas de CO2 por mês, contribuindo ativamente para um setor logístico mais sustentável”, conclui o responsável da empresa, que na edição de setembro de 2024 da FLEET MAGAZINE escrevia um artigo de opinião sobre os desafios e soluções que a transportadora enfrentava no decorrer da sua transição energética.

DPD Portugal junta 80 Ford E-Transit à sua frota

A frota da DPD Portugal

Atualmente, a DPD Portugal tem 207 veículos elétricos na sua frota nacional. Esta frota zero emissões permite uma redução anual de 274 toneladas de emissões de CO2.

Para além da eletrificação da frota, a DPD tem vindo a apostar no biocombustível HVO, que já permite que cerca de 32% da sua frota opere com emissões reduzidas.