A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lança a campanha de Ano Novo “O Melhor Presente é Estar Presente”.

Entre 28 de dezembro e 2 de janeiro de 2022, a campanha será divulgada em diferentes meios e visa alertar os condutores para os perigos dos comportamentos de risco ao volante, sejam eles o excesso de velocidade, a condução sob o efeito do álcool ou o uso de telemóvel nas viagens para os locais de festejo ou no regresso a casa.

Esta campanha conta com a parceria de mais de 70 entidades públicas e privadas, incluindo os Governos Autónomos dos Açores e da Madeira.

Ao longo do último ano, a ANSR tem vindo a desenvolver um conjunto de campanhas e iniciativas de sensibilização, como parte da sua estratégia de redução de sinistralidade.

Sinistralidade essa, que nos últimos dez anos, registou números muito longe do aceitável no que respeita a mortes na estrada. Em Portugal, entre 2010 e 2020, morreram em média 645 pessoas por ano nas estradas.

Balanço do Natal de 2021 (período 22-27 de dezembro)

  • 1.922 acidentes – um aumento de 21% face a 2020
  • 5 vítimas mortais (mais uma do que no mesmo período do ano passado)
  • 25 feridos graves (menos 14 do que no ano anterior)
  • 548 feridos leves, o que representa um aumento de 27% relativamente ao ano passado
  • Mais de dois milhões de veículos (2.130.986) fiscalizados pela GNR, PSP e através de controlo por radar
  • Quase dois milhões de veículos (1.948.204) fiscalizados pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade
  • Dos veículos fiscalizados por radar de velocidade, 6.483 circulavam com excesso de velocidade
  • 26.497 condutores submetidos ao teste de pesquisa de álcool no sangue – 286 apresentaram uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida, o que deu origem a um total de 159 detenções

Números que preocupam a Autoridade, que com o lançamento da campanha “O Melhor Presente é Estar Presente” diz querer “consolidar a diminuição da sinistralidade rodoviária até ao único número aceitável de vítimas mortais: Zero”.