O programa de testes à versão puramente elétrica do Fuso Canter terminou, concluído-se os ensaios em condições reais de utilização efectuados por empresas e instituições que são clientes do veículo fabricado no Tramagal: REN, CTT, Go Express/Transporta e serviços municipalizados das Câmaras de Lisboa, Porto, Abrantes, Sintra e Cascais.

Uma primeira análise ao impacto económico da sua utilização demonstra que é possível poupar cerca de mil euros a cada 10 mil quilómetros, quando comparado com veículos idênticos com motor diesel.

O Fuso Canter E-Cell tem uma capacidade de carga de duas toneladas e, em algumas situações, os protótipos testados conseguiram percorrer distâncias superiores aos 100 quilómetros de autonomia previstos pelo construtor.

Testes à Fuso Canter E-Cell em uso diário

canter fuso_ecell_fleetmagazine.ptO primeiro comercial da categoria completamente eléctrico foi desenvolvido em Portugal, nas instalações da Fuso situadas no Tramagal. O projecto liderado pela equipa de engenharia da Daimler Trucks baseada no Japão, em conjunto com os engenheiros nacionais, provou ser adequado a uma utilização diária, quer em situações de transporte de mercadorias no interior das cidades, quer em operações de recolhas ou manutenções camarárias.

O veículo destinado ao município de Lisboa foi utilizado maioritariamente em tarefas de horticultura e recolha de resíduos, na cidade do Porto para a colecta de resíduos recicláveis, em Sintra na manutenção florestal e em Abrantes e Cascais igualmente na área da horticultura.

A Go Express/Transporta utilizou o veículo no seu serviço de entregas de curto raio de acção e o fornecedor de energia REN para transporte dentro das suas instalações industriais de armazenamento de gás situadas nas cidades de Sines e Pombal.

Por fim, nos CTT, o veículo 100% elétrico transportou encomendas postais entre os centros de distribuição das cidades de Lisboa e Coimbra.

O governo Português co-financiou o projecto de pesquisa através do IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação.