O serviço Carby Corporate realizou mais uma conferência, desta vez dedicada à Mobilidade Elétrica e Transição Energética.
Depois do Porto, em abril passado, a Quinta da Pimenteira, em Lisboa, foi o palco para a última jornada do ciclo de conferências Carby Corporate, que com valiosas experiências e bases de trabalho para dar resposta a um mercado cada vez mais exigente, reuniu um painel de especialistas das mais diversas áreas da mobilidade sustentável perante uma plateia de 160 convidados.
Dos temas abordados, falou-se da gestão de frotas na transição para um futuro cada vez mais desafiador, bem como do impacto que esta transição tem no dia a dia das empresas. Abordou-se ainda a integração da transição energética no contexto socioeconómico, com a inerente questão da fiscalidade, e, por fim, de algumas soluções de carregamento de veículos elétricos disponíveis no mercado para as empresas.
Alberto Godinho, vice-presidente da Carby, deu início aos trabalhos, estabelecendo um resumo sobre o passado, o presente e o futuro da marca, que cada vez mais se assume como uma solução de mobilidade e como parceiro de negócio com um compromisso 360º, “estruturado, desenvolvido e acompanhado à medida da necessidade de cada solicitação”.
E é esta abordagem 360º que a Carby faz questão de destacar. Eduardo Concha, diretor-geral da Carby Corporate Centro, foi outro dos oradores do dia, tendo-lhe cabido a responsabilidade de detalhar o modelo de negócio do serviço Corporate: uma abordagem multidisciplinar, com um gestor dedicado, apoiado por uma equipa capaz de responder às mais diversas “dores” das empresas. “O diagnóstico de necessidades, o aconselhamento fiscal, o financiamento e seguros, as transformações de viaturas à medida, as soluções de carregamento e a gestão dos serviços de Após-Venda, nomeadamente com soluções de aluguer de viaturas de substituição, são apenas alguns dos exemplos do nosso trabalho diário”, disse o responsável, que acrescentou ainda que ter uma frota operacional implica crescimento, mais negócios, maior rentabilidade e a garantia dos melhores índices de satisfação do cliente. “É isso que nos move, é isso que, no final de cada negócio que fechamos com os nossos parceiros, nos motiva a continuar a trabalhar, por mais e melhor”, concluiu.
E se os negócios da Carby em muito se baseiam no automóvel, cabe à empresa explicar também, de forma clara, as principais questões em torno da fiscalidade deste bem – legislação, tributação, incentivos e gestão de custos. Carlos Matos, diretor-fiscal do Grupo JAP, foi outro dos oradores do dia, tendo a sua intervenção incidido principalmente sobre as viaturas elétricas e eletrificadas, bem como as suas vantagens comparativamente aos modelos a combustão interna.
Hélder Rodrigues, coordenador de Mobilidade, Cidades e Territórios da Adene, Agência para a Energia, subiu a palco para falar sobre os pressupostos entre uma frota tradicional ou elétrica e a transição energética. Aproveitou ainda para apresentar os parâmetros do programa MOVE+ Frotas, sistema de avaliação e classificação do desempenho energético das frotas automóveis que, segundo o próprio, permite identificar oportunidades de redução de custos e minimizar o impacto, em termos ambientais.
Houve ainda tempo para os responsáveis de frotas de algumas empresas que utilizam o serviço Corporate da Carby debaterem e trocarem ideias. Numa intervenção moderada por Ana Sofia Cardoso, jornalista da CNN Portugal, ficou claro o empenho de cada parceiro na estruturação de uma frota cada vez mais sustentável – um processo identificado como não sendo fácil, mas que, conforme dito em palco: “com a assessoria dos Serviços Corporate da Carby se tornou num caminho com muito menos obstáculos”.
A Iberdrola Portugal, parceira de negócio da Carby no que respeita a soluções de carregamento, subiu a palco e encerrou a conferência. Joana Ramos, Head of Smart Mobility da empresa, apresentou as mais recentes opções de carregamento para empresas (e particulares), e demonstrou ainda várias soluções domésticas e públicas disponíveis, bem como o seu enquadramento consoante as necessidades de cada cliente Carby Corporate.