Lançada em fevereiro de 2023, a Carby nasceu no seguimento da fusão entre os concessionários do Grupo JAP e do Grupo Entreposto. Apesar de se tratar de uma nova marca, a Carby herdou o legado centenário e diversificado de experiência no sector de ambos os grupos

Alberto Godinho, administrador da Carby, explica que a empresa nasce da constante necessidade de responder às exigências de um mercado automóvel em constante mutação. “Respeitando sempre a relação que os antigos concessionários tinham com os seus clientes, sentimos que era imperativo aprimorar ainda mais esta relação de confiança e proximidade numa só marca – moderna e digital -, que pudesse chegar a ainda mais clientes e desempenhar um papel ativo na sociedade”, refere.

A contínua aposta na digitalização e o reforço do nível de proximidade com o cliente, para garantir uma experiência personalizada, são bandeiras da Carby que, segundo Alberto Godinho, pretendem criar elos de confiança com o cliente para fomentar uma relação de parceria, serem “alguém com quem possa contar sempre que necessitar”. Empresas incluídas, uma vez que, reconhece, no mercado português as empresas têm um peso significativo. “Não fugimos a essa regra, e as empresas representam cerca de metade das nossas vendas de viaturas novas”, acrescenta.

A Carby representa atualmente 16 marcas e está presente de Norte a Sul do país com mais de 60 pontos de venda e assistência, com uma ampla gama de viaturas novas e usadas certificadas, serviço após-venda, oficina, colisão e peças

Qual o peso das vendas de veículos elétricos para os clientes-empresa e qual a tendência que se tem vindo a registar este ano?

Notamos um crescimento natural na procura por soluções de mobilidade elétrica, não apenas de modelos 100% elétricos (BEV), mas também por viaturas híbridas. E não nos podemos esquecer das soluções bi-fuel, que para além da combustão tradicional, permitem o recurso a GPL.

A oferta alargada em termos de produto e o preço cada vez mais competitivo têm sido preponderantes. E se esta tendência é visível tanto para clientes B2C como para clientes B2B, é para este último que existem mais benefícios fiscais, nomeadamente no que respeita a viaturas elétricas, o que vem colocar o foco na aquisição deste tipo de solução. A isso acrescem outras questões que tornam este tipo de produto ainda mais apetecível: a sustentabilidade ambiental, o crescimento da rede de carregamento público e os novos dispositivos de carregamento doméstico.

Entre as marcas que representam, quais são as que têm mais peso no mercado B2B?

Todas as marcas já têm ofertas direcionadas para o segmento empresarial. As nossas vendas para esse segmento acabam por estar muito em linha com as quotas que as diversas marcas têm no mercado nacional.

Há alguma diferença entre as marcas e modelos mais escolhidas por empresas de maior dimensão e clientes ENI?

Diria que não. Naturalmente, uma empresa com um maior número de viaturas em parque apresenta necessidades de frota e uma variedade igualmente diferente.

Que serviços a Carby Corporate propõe para o mercado das empresas, principalmente para aquelas que não tenham uma estrutura de frota autónoma ou profissionalizada?

O serviço Carby Corporate é um programa que permite a todos os nossos parceiros de negócio acederem a um universo de marcas e soluções para poderem escolher exatamente aquilo que precisam e que é mais ajustado ao seu negócio.

Com a Carby Corporate, pretendemos ser a solução 360º em mobilidade para os nossos clientes. Um serviço especializado e personalizado, com um gestor de conta dedicado que forneça toda as soluções: aquisição de viaturas novas, seminovas e usadas, viaturas transformadas e personalizadas, serviço após-venda e colisão, consultoria fiscal, soluções de financiamento e soluções de carregamento de viaturas elétricas.

carby

Que tipo de ações promovem para o mercado corporate?

Através dos nossos consultores especializados desenvolvemos um trabalho diário de comunicação e prospeção de mercado. Contudo, de uma forma mais incisiva, desenvolvemos ações diretas. Iniciámos recentemente um programa de conferências Corporate, tendo sido a primeira dedicada à “Mobilidade Elétrica e Transição Energética” nas frotas. Para este evento convidámos um grupo de atuais e potenciais clientes, bem como diversos parceiros nossos, que também tiveram a oportunidade de apresentar os seus serviços, desde soluções de carregamento, avaliação e classificação do desempenho energético de frotas e transformação de viaturas até esclarecimentos em matéria de tributação e incentivos fiscais.

Além disso, estivemos presentes na 2.ª Conferência de Gestão de Frotas – Porto, que se realizou no passado mês de maio, na Alfândega do Porto, e já temos presença confirmada para o encontro agendado para novembro próximo, em Lisboa. Neste último evento, participámos com um conceito inovador que ilustrou o nosso grande objetivo: que os clientes podem confiar plenamente no serviço de gestão de frotas da Carby e desfrutar da viagem.

2.ª Conferência Gestão de Frotas – Porto: veja o vídeo!

Como é que é a Carby se diferencia da concorrência, nomeadamente com este serviço Carby Corporate?

Tudo assenta numa política de confiança e proximidade, que é assegurada por um programa de consultoria especializada: desde o contacto inicial, à apresentação da solução mais ajustada, passando pela entrega do(s) veículo(s) e todo o acompanhamento necessário da frota.

Enquanto empresa, percebemos claramente os desafios pelos quais todos os empresários passam. Por isso, analisamos as necessidades e ambições de cada um e desenvolvemos uma solução de mobilidade à medida, porque acreditamos que faz realmente a diferença no ROI da frota e no crescimento da estrutura do nosso cliente.

Por exemplo, o custo total de operação é sempre um fator relevante. Por isso, temos um serviço exclusivo de consultoria de frotas que permite otimizar esse custo, nomeadamente através de contratos de manutenção ou soluções de aquisição e transformação de viaturas.

Outro desafio que começa a ganhar preponderância é a transição para a mobilidade elétrica. Os empresários estão cada vez mais inclinados a fazer essa mudança e o próprio mercado está mais convidativo, tanto no dos ligeiros de passageiros, como no dos comerciais. Também aqui pretendemos marcar a diferença, percebendo as necessidades de mobilidade de cada empresa e aconselhamos as viaturas elétricas e as soluções de carregamento adequadas.

Por isso é que dizemos que, mais do que experiência, o que entregamos às empresas é ‘expertise’ – o saber fazer bem!