jose lebre_carclasse

Com cerca de 40% das vendas da Carclasse, o departamento de frotas dessa concessão aposta na qualidade de serviço e no preço para angariar clientes. No produto, o Citan será a aposta deste ano.

A Carclasse duplicou, no primeiro semestre, a faturação que tinha tido no ano passado. No total, foram 362 viaturas de toda a gama que saíram das instalações da Av. Marechal Gomes da Costa, em Lisboa. Nas frotas, os resultados vão no mesmo sentido.

Até Maio, os últimos números que o responsável pelas vendas a frotas e corporate tinha quando foi visitado pela FLEET MAGAZINE, contava com 139 viaturas vendidas. Nessa altura, a Carclasse tinha vendido 353 unidades, o que significa que o departamento de frotas vendia 39,3% do total dessa concessão.

A Carclasse é, atualmente, um dos mais importantes concessionários nacionais das marcas Mercedes-Benz e smart, com representação em toda a região do Minho, onde está presente com instalações próprias nas cidades de Braga, Barcelos, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Viana do Castelo. Lisboa marcou o primeiro passo de expansão da rede do concessionário fora da zona Norte com a abertura de um dos maiores espaços de exposição, venda e oficina de automóveis do país.

Vários tipos de clientes fazem parte da carteira do departamento de frotas da concessão. José Lebre explica que tanto tem vendido a empresas com três viaturas como a outras com 2.100 automóveis. Mas as que predominam são empresas de grande dimensão.

Servindo-se dos produtos financeiros que a marca disponibiliza, como o ALD Opção Vantagem ou o renting lançado recentemente (ver texto página 25), este concessionário é Fleet Center da marca.

Mas, em vez do aluguer operacional, os clientes preferem outro tipo de soluções. O responsável por estas vendas diz que o mais comum é um financiamento com o serviço contratado à parte. Leasing é a solução mais escolhida, mas o responsável confessa que as empresas apostam cada vez mais no renting.

As vendas vão continuando. Só em 2012, foram mais 74 unidades. “Queremos que o nosso fator de sucesso seja o serviço e o preço”, diz José Lebre. A Carclasse esforça-se por ter um atendimento mais rápido, que chega mesmo a ter a entrega do carro no escritório, tal como fazem as gestoras e os importadores.

Apesar dos resultados, este departamento também sofre com o clima económico que tem vindo a ditar as grandes tendências da gestão de frota. “Os clientes fazem cada vez mais compras racionais”, diz. “No último ano, houve muita redução da gama, porque os frotistas estão a tentar racionalizar os seus equipamentos”.

Ainda assim, os produtos com mais procura são os Classe C, B e E, mas vendem-se algumas unidades do Classe S. “É preciso contar ainda com o novo Classe A, que está posicionado num mercado que vale cerca de 35 mil viaturas”.

Mas a grande novidade em que José Lebre aposta para este ano será o Citan. Trata-se de um modelo com uma plataforma de menor dimensão, que coloca a Mercedes-Benz num dos segmentos mais mexidos dos comerciais ligeiros: o dos pequenos vans.

Por outro lado, o nível de serviço da Carclasse é bastante elevado. Além de umas instalações que fazem inveja a qualquer negócio do setor automóvel, a oficina está aberta ao sábado e tem serviços de mecânica até às 20 horas. Os carros podem ser recebidos a qualquer hora do dia.

Há ainda a Carclasse Rent, uma rent-a-car que serve para serviço interno. “Com este serviço, garantimos mobilidade para todos os clientes”, diz José Lebre, que vê o futuro com bons olhos. “Espero continuar a crescer, para estar mais próximo do cliente final”.