É oficial: Carlos Tavares apresentou o pedido de demissão do cargo de CEO da Stellantis.
O Conselho de Administração da Stellantis anunciou que aceitou o pedido de demissão de Carlos Tavares, até aqui diretor Executivo do Grupo. O pedido de demissão tem efeitos imediatos.
Carlos Tavares tinha saída prevista da direção executiva da Stellantis no início de 2026
Sobre o futuro CEO, John Elkann, presidente deste Conselho, diz que o próximo diretor Executivo da Stellantis será anunciado durante a primeira metade de 2025, sendo que, até lá, será criado um novo Comité Executivo Interino (Provisório), presidido pelo próprio John Elkann.
Henri de Castries, também da direção da Stellantis, fez questão de salientar que a divergência de pontos de vista é uma das razões para a saída de Carlos Tavares do cargo: “o sucesso da Stellantis, desde a sua criação, assenta num alinhamento perfeito entre os acionistas, o Conselho de Administração e o Diretor Executivo. No entanto, nas últimas semanas, surgiram pontos de vista diferentes que levaram o Conselho de Administração e o diretor Executivo a tomar a decisão de hoje.
Embora a Bloomberg avance que os resultados menos positivos da Stellantis nos EUA sejam apontados como razões suficientes para a saída de Tavares, o grupo afasta por completo esses rumores, confirmando mesmo em comunicado oficial que os resultados para o ano fiscal de 2024 (apresentados em 31 de outubro passado), se mantêm inalterados. Recorde-se que no final de outubro a Stellantis anunciava uma queda homóloga nas vendas do Q3 na ordem dos 27% e, só no mercado norte-americano, esse valor (de queda) rondava os 42%.
John Elkann, presidente do grupo automóvel, aproveitou para agradecer a Carlos Tavares pelos seus “anos de serviço dedicado” e pelo papel que desempenhou na criação do Stellantis, para além das anteriores reestruturações da PSA e da Opel. “Aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar com o nosso novo Comité Executivo Provisório, apoiado por todos os nossos colegas da Stellantis, enquanto concluímos o processo de nomeação do nosso novo CEO. Juntos, garantiremos a implementação contínua da estratégia da empresa no interesse a longo prazo da Stellantis e de todas as suas partes interessadas”, concluiu Elkann.