Na entrevista que concedeu à edição de junho da Fleet Magazine, Pedro Filipe Nunes, Chefe da Divisão de Viaturas e Máquinas e gestor da frota do município revelou os indicadores da utilização do carpooling na Câmara Municipal de Oeiras.
Em 2012, a edilidade camarária foi pioneira ao nível das entidades públicas na implementação desta solução de gestão partilhada de viaturas.
Para explicar melhor o sucesso da iniciativa e vincar as vantagens que esta solução trouxe, Pedro Nunes revela os dados estatísticos que mostram uma evolução positiva em todas as frentes: número de viaturas, número de pedidos, índice de eficácia e, mais importante, índice de satisfação dos trabalhadores do município.
Ano | Nº de Viaturas | Numero médio de pedidos realizados por mês | Numero médio de pedidos satisfeitos por mês | Taxa de Satisfação |
2012 | 26 | 692 | 506 | 73% |
2014 | 31 | 1014 | 804 | 79% |
2015 | 34 | 1135 | 926 | 82% |
2016 | 34 | 1182 | 976 | 83% |
“Depois de alguma resistência inicial conseguiu-se ir acrescentando à pool viaturas que estavam atribuídas unicamente a um serviço e com um número de quilómetros reduzido, aumentando assim a taxa de ocupação dessas viaturas e a rentabilização das mesmas, além de reduzir o número de ligeiros da frota”.
O quadro revela como o número de pedidos quase duplicou em apenas quatro anos, bem como a capacidade para os satisfazer.
“Uma vez que o carpooling está estabilizado”, explica o gestor da frota do Município de Oeiras, “a evolução passa agora por tornar a mobilidade camarária mais amiga do ambiente, rentabilizando as deslocações e fazendo uma melhor gestão dos circuitos recorrentes”.
“Em suma”, conclui Pedro Nunes, “o objetivo agora é maximizar o maior número de necessidades numa deslocação apenas, sem colocar em causa a eficiência dos serviços.”