nissan leaf_carro_eletrico_fleetmagazine_pt

O Governo está a preparar um pacote de medidas de incentivo à mobilidade elétrica, onde se prevê a curto prazo a instalação de mais 194 postos de carregamento de viaturas elétricas, sendo 50 deles rápidos.

Os postos de carregamento atuais que não estão a funcionar corretamente, que o Governo diz serem apenas 20% da rede existente, vão ter também obras de manutenção. O custo previsto é de um milhão de euros.

Além destas medidas, a administração central vai criar formas de incentivar os municípios a adotar medidas de discriminação positiva para a utilização de viaturas elétricas.

O Governo prevê ainda a compra de 170 viaturas deste tipo já este ano, mas com o objetivo de chegar às 1170 viaturas a médio prazo.

O objetivo é reduzir os fatores que restringem a utilização de viaturas elétricas, disse o secretário de Estado do Ambiente, José Mendes.

Sobre as medidas passadas, José Mendes disse ainda que das cerca de mil viaturas de propulsão alternativa vendidas, apenas 192 foram ao abrigo do Programa de Incentivo ao Abate de Veículos – que dava 4.500 euros para a compra de um elétrico. Desses, mais de dois terços foram empresas.

O governante disse ainda que estes incentivos se vão manter por apenas mais dois anos, regredindo o valor em metade a cada ano.