Através de um investimento na start-up StoreDot, a Volvo vai trabalhar numa tecnologia pioneira para produzir baterias que podem carregar até 160 km de autonomia em cinco minutos.

A StoreDot desenvolve tecnologia de baterias de carregamento rápido para carros elétricos.

Este investimento vai ao encontro dos objetivos da marca sueca, que pretende tornar-se uma empresa de automóveis 100% elétricos até 2030.

Volvo: uma marca 100% elétrica até 2030

A Volvo é, inclusivamente, o primeiro fabricante de automóveis premium a investir na StoreDot – através do Volvo Cars Tech Fund, um fundo de capital de risco da marca.

Esta colaboração ocorre no âmbito da parceria celebrada com a Northvolt. Através do investimento na StoreDot, a Volvo garante o acesso a qualquer tecnologia resultante da colaboração.

Alexander Petrofski, diretor do Fundo Tecnológico da Volvo Cars, diz que investir na StoreDot encaixa “perfeitamente” nos objetivos de eletrificação da marca, bem como na mobilidade livre de carbono. “Estamos entusiasmados por fazer disto uma colaboração bem-sucedida para ambas as partes e trabalhar para trazer esta tecnologia inovadora para o mercado”, diz.

O que há de diferente na tecnologia da StoreDot?

O desenvolvimento de baterias da StoreDot foca-se numa tecnologia de ânodo dominante de silício e na integração de software relacionado.

O objetivo da empresa é desenvolver uma tecnologia de baterias de carregamento extremamente rápido – uma atuação alinhada com os objetivos da Volvo, que quer fornecer carros elétricos com um alcance mais longo, carregamento mais rápido e custos mais baixos.