A 17.ª edição da eleição do Carro Frota do Ano, organizada anualmente pela Leaseplan, elegeu o Peugeot 3008 1.5 HDi Active como o melhor “Carro Frota do Ano 2019“, qualificação obtida por ser o carro com a melhor classificação global, dos 15 carros em concurso.
A edição deste ano contou com algumas novidades, entre as quais o surgimento de novas categorias, todas elas assentes em modelos familiares de gama média.
Assim, por categoria, os vencedores foram:
- “Diesel SUV”: Peugeot 3008 1.5 HDi Active.
Concorreram Nissan Qashqai 1.5 dCi Business Edition e Seat Ateca 1.6 TDI Style.
Factores como o design interior, o design exterior e o conforto da suspensão/pisar da estrada, foram determinantes para a maior pontuação obtida pelo 3008;
- “Diesel Station”: Renault Megane ST 1.5 dCi Limited.
Concorreram Ford Focus Station 1.5 TDCi ST-Line e Peugeot 308 SW 1.5 HDi Business Line.
A qualidade e conforto dos bancos, o conforto da suspensão e o TCO (Total Cost of Ownership), foram os factores-determinantes na vitória do Mégane;
- “Gasolina Station”: Seat Leon ST 1.0 TSI Style.
Concorreram Volkswagen Golf VII Variant 1.0 TSI Confortline e Opel Astra ST 1.0 Business Edition.
A qualidade e conforto dos bancos, o design exterior e o conforto da suspensão, foram determinantes para o Leon arrebatar a melhor pontuação desta categoria;
- “Híbridos Plug-in”: Kia Niro 1.6 GDi PHEV EX.
Concorreram Hyundai Ioniq 1.6 GDI PHEV Tech e do Toyota Prius 1.8 Plug-In Luxury.
A visibilidade do condutor (exterior), a facilidade e posição de condução e a acessibilidade permitiram ao Niro destacar-se dos competidores;
- “Veículo Eléctrico”: Renault ZOE Life 40.
Concorreram Nissan Leaf Acenta e Volkswagen E-Golf.
O TCO, a visibilidade do condutor (exterior) e a autonomia entre carregamentos foram factores que elegeram o ZOE como vencedor.
“Numa altura em que assistimos a uma alteração no paradigma da mobilidade, faz sentido a LeasePlan, que tem sido pioneira ao assumir o compromisso de liderar a transição para a mobilidade eléctrica, também adaptar a atribuição do Carro Frota LeasePlan do Ano”, realçou António Oliveira Martins, director Geral da LeasePlan Portugal, na cerimônia de entrega dos prémios.
Nesse sentido, continuou Oliveira Martins, “além de apenas termos em análise o segmento ‘Pequeno Familiar’, por ser o mais representativo das frotas empresariais, colocámos o foco na tipologia de motorização, por forma a incorporar os híbridos plug-in e os veículos eléctricos na nossa análise”.
Metodologia de avaliação e eleição
A pré-selecção dos modelos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel em 2018 (ACAP) e o TCO.
Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final.
Em avaliação estiveram três veículos por categoria já pré-selecionados que foram testados pelo júri em 2 circuitos diferentes ao redor de Tróia, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.
Um Júri composto por 21 empresas nacionais e multinacionais analisou a componente qualitativa, seguindo uma série de critérios como o Habitáculo, o Conforto e a Estética, o Motor e a Dinâmica e as Questões Chave, nomeadamente, a probabilidade de compra a 12 meses e a valorização relativa em euros.