O peso do comércio de usados em Portugal foi cinco vezes superior ao de veículos novos vendidos
Em 2015, o número de registos automóveis, novos e usados, cresceu 11% face a 2014, a um ritmo mensal superior a 100 mil novos pedidos.
Dado que a quantidade de viaturas novas vendidas em 2015, incluindo pesados, foi de 213.645 unidades, isto significa que este mercado representou apenas 18% do total de registos automóveis ao longo de 2015.
Para confirmar esta realidade, no habitual balanço anual que faz ao sector automóvel em Portugal, a Associação Automóvel de Portugal revelou que a percentagem de automóveis ligeiros de passageiros importados usados, face ao mercado de viaturas novas, tem vindo a crescer e já representa o equivalente a 25% do volume de carros novos vendidos.
Agravado pela falta de estímulos à renovação de viaturas com mais anos, a idade média do parque automóvel de ligeiros mantém uma
tendência ascendente.
Em 2001, ano que registou um pico de vendas de novos com 361.466 unidades, era de 7,4 anos para os carros de passageiros, enquanto no final de 2015 subiu para 11,9 anos.
Nos comerciais ligeiros, e ao longo do período anterior, a idade média do parque circulante progrediu de 5,9 para 11,8 anos.
Apesar do contributo proveniente do crescimento das vendas de carros novos nos primeiros 3 meses de 2016 (o mercado de ligeiros cresceu 25,7%, superando as 66 mil unidades), antecipando a penalização prevista do ISV, só nos primeiros três meses de 2016 já foram requeridos mais de 303 mil novos registos de propriedade.
Que marcas e modelos usados são mais procuradas?
Confirmando esta realidade, em 2015, o portal Standvirtual, o mais procurado em Portugal tanto por profissionais como particulares, atingiu um total de 375.263 carros em venda, um crescimento de 11% face a 2014.
Também em visitas registou um número recorde, aproximadamente 68 milhões, a maioria das quais (51,21%) através da aplicação mobile.
Alguns valores revelados podem servir como indicadores da preferência dos portugueses: a marca mais procurada foi a BMW, seguida pela Mercedes-Benz e Audi.
No top 10 das marcas mais pesquisadas pelos portugueses no Standirtual seguem-se a Volkswagen, Renault, Peugeot, Opel, Ford, Citroën e Toyota.
Ao nível dos modelos, o VW Golf lidera a procura, seguido pelo BMW 320, Mercedes-Benz C 220, Audi A4 Avant, Audi A3, Seat Ibiza, Renault Clio, BMW 520, Audi A4 e Seat Leon, respetivamente.
No que respeita à oferta, BMW e Mercedes-Benz mantêm as posições cimeiras, enquanto o terceiro lugar é ocupado pela Renault.
O preço médio dos veículos à venda no Standvirtual, em 2015, rondou os 13 mil euros.
Salienta-se ainda o aumento do interesse por viaturas ecológicas, que registaram uma procura 61% superior face ao ano anterior.