Entre 1 de janeiro e 31 de julho foram matriculados 19.771 carros ligeiros de passageiros 100% elétricos. Tal representa um crescimento de 119,5% relativamente ao mesmo período de 2022.

Quanto ao número de ligeiros de mercadorias elétricos, este também aumentou 237,5% no mesmo período.

Mas não foram só os 100% elétricos a crescer no mercado automóvel nacional. Também os híbridos plug-in registaram um crescimento de 66,3% nos primeiros sete meses do ano.

Relativamente aos carros 100% híbridos, há a registar uma variação positiva de 38,3% no número de matrículas de janeiro a julho.

Todos estes números provam a ideia de que o mercado de veículos eletrificados regista atualmente um crescimento sustentado.

Mercado de ligeiros de passageiros novos cresce 40% entre janeiro e julho. Matrículas de elétricos ultrapassam as de diesel

Confira o Top 20 de matrículas de carros ligeiros de passageiros 100% elétricos nos primeiros sete meses do ano, de acordo com dados apresentados pela ACAP:

Unidades 2023Unidades 2022Var. %
Tesla4.6041.062333,5%
Peugeot1.60493571,6%
BMW1.569595163,7%
Volkswagen1.557180765,0%
Mercedes-Benz1.229572114,9%
Citroën94554374,0%
Renault941411129,0%
Dacia850370129,7%
Audi83046777,7%
Volvo802233244,2%
Opel625259141,3%
Nissan60753313,9%
Cupra404192110,4%
Toyota394142714,3%
Fiat37726343,3%
MG36154568,5%
Hyundai324668-51,5%
Kia274507-46,0%
Ford211223-5,4%
Polestar178101680,0%

 

A Tesla continua o seu caminho de liderança nas matrículas de ligeiros de passageiros elétricos, com mais do dobro das matrículas do que a Peugeot, que é até agora, em 2023, a segunda marca a colocar mais elétricos novos a circular nas estradas nacionais. O pódio fica completo pela BMW, que aposta no lançamento continuado de variantes 100% elétricas em toda a sua gama.

Nota de destaque para a BYD, marca ainda com muito pouca história no mercado nacional, e que embora não figure no Top 20 de matrículas de elétricos, registou 100 unidades apenas no mês de julho.