Além de necessária, a eletrificação automóvel veio para ficar. No mês de agosto, o mercado de ligeiros de passageiros eletrificados novos cresceu 58,7% em Portugal. Já no acumulado dos oito primeiros meses do ano, o mercado registou um crescimento de 67,8%.
Deste grupo fazem parte veículos 100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos elétricos.
Um crescimento acima da média
Dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal traduzem o crescimento do mercado de eletrificados muito acima da média do mercado automóvel.
Segundo aquela Associação, foram matriculados em Portugal, só durante o mês de agosto, 6.951 ligeiros de passageiros eletrificados. Tal representa um aumento de 58,7% face ao mesmo mês do ano anterior.
Relativamente aos oito primeiros meses de 2023, foram registadas 60.793 unidades eletrificadas em Portugal.
Considerando apenas os veículos 100% elétricos, em agosto registou-se um aumento de 160,4% comparativamente ao mês homólogo de 2022 – foram matriculados 3.068 carros de passageiros elétricos no mês passado.
Se olharmos para o acumulado, verificou-se um aumento de 124,2% nas matrículas de elétricos a bateria (22.839 unidades matriculadas).
Veículos 100% elétricos já são a solução mais económica para as frotas
Mais de 15% do mercado de carros novos já é elétrico
No final do mês de agosto, este era o cenário de matrículas de ligeiros de passageiros por tipo de energia em Portugal.
No início do mês de setembro, a ACAP dava conta de que em Portugal foram matriculados 139.279 ligeiros de passageiros entre 1 de janeiro e 31 de agosto. Isto significa que os carros elétricos representam já 16,3% deste mercado.
Abaixo deixamos o top 20 das marcas que mais elétricos matricularam em agosto e também entre janeiro e agosto deste ano.