Carros elétricos estão mais competitivos do que nunca e têm custos de utilização mais baixos em todos os segmentos. Quem o diz é a LeasePlan, ao referir esta como a principal conclusão do Car Cost Index 2022, agora lançado.
Olhando para Portugal, o Car Cost Index 2022 conclui que o custo total de utilização (TCO) de um carro elétrico é sempre mais económico, em média, quando comparado com o de um veículo a combustão (diesel ou gasolina), independentemente do segmento em que se insere.
Senão vejamos:
100% elétrico | Híbrido plug-in | Diesel | Gasolina | |
---|---|---|---|---|
Sub-compactos (B1 e SUV-B1) | 735€ | - | 869€ | 779€ |
Compactos (C1 e SUV-C1) | 773€ | 1.104€ | 1.217€ | 1.179€ |
Médio familiar (D1 e SUV-D1) | 898€ | 1.289€ | 1.364€ | 1.466€ |
Médio familiar premium (D2 e SUV-D2) | 1.051€ | 1.547€ | 1.650€ | 1.592€ |
Mas não é só em Portugal que os carros elétricos têm um TCO menor. Em 18 dos 22 países analisados, os elétricos utilitários são mais competitivos. Já os elétricos do segmento médio familiar são competitivos em 19 dos 22 países estudados e os elétricos de segmento médio familiar premium são competitivos em 18 dos 22 países europeus analisados.
No tocante ao tipo de energia utilizada, “apesar da inflação dos preços da energia, os custos de abastecimento continuam a ser significativamente mais baixos para os veículos elétricos do que para os veículos a gasolina e diesel”, diz o relatório da LeasePlan.
LeasePlan Portugal eleita “Gestora de Frota do Ano” nos Prémios Fleet Magazine 2022
Tex Gunning, CEO da LeasePlan, diz que os veículos elétricos são a melhor forma de proteger os condutores dos custos dos combustíveis que sobem em flecha.
O responsável máximo da gestora vai mais longe e diz que “infelizmente, os governos estão a abrandar nos incentivos aos veículos elétricos demasiado cedo, mesmo em países com objetivos ambiciosos de emissões zero”. Gunning acrescenta que “esta atitude de ‘proibição sem um plano’ terá consequências desastrosas na luta contra as alterações climáticas” e conclui, dizendo que são necessárias políticas consistentes a longo prazo, que garantam que o veículo elétrico seja a escolha mais acertada para todos os condutores.
O LeasePlan Car Cost Index
O Car Cost Index é um relatório anual lançado pela gestora que analisa o custo total de propriedade e utilização de um carro em vários países europeus, considerando segmentos desde o utilitário até ao grande familiar.
No LeasePlan Car Cost Index 2022 foram analisados 22 países: Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.
Os custos foram calculados, em média, durante os quatro anos de propriedade. Foi assumida uma quilometragem anual de 30 mil km.