Apesar do comércio de carros novos em Portugal ter subido quase 200% em Maio, na comparação homóloga com 2020, e de isso fazer com que o saldo acumulado este ano passasse a ser positivo, o mercado automóvel continua inseguro.
E não apenas por causa da procura, mas também pela falta de capacidade de algumas fábricas conseguirem satisfazer encomendas, devido à falta de alguns componentes.
Depois de um 2020 desastroso, o saldo acumulado da venda de carros novos em Portugal, até ao final de maio, é, pela primeira vez, positivo: o mercado está a crescer 16,2% no volume de ligeiros de passageiros e 34,9% nos comerciais ligeiros.
Constante tem sido a subida da procura de carros eléctricos e modelos híbridos plug-in.
A esmagadora maioria, mais de 95% das matrículas, continua a ter como destino empresas, frotas municipais e instituições do Estado e alguns ENI, nomeadamente clientes ligados à atividade de TVDE, que encontram resposta em ofertas específicas desenvolvidas por gestoras de frota.
99% dos ligeiros de mercadorias continuam a ter motor a gasóleo. Os ligeiros de passageiros com motor diesel representam menos de um quarto das vendas nos primeiros cinco meses, enquanto com motor a gasolina são 45,9%, indica a ACAP. Porém, o aumento das versões híbridas torna mais difícil uma análise precisa, uma vez que neste grupo estão incluídas muitas versões “mild-hybrid”
Em contraciclo à descida das aquisições de modelos com motor a gasóleo e acompanhando a subida constante das viaturas com motor a gasolina, os carros elétricos conheceram em maio uma variação positiva de 234% e somaram, nos primeiros cinco meses de 2021, 3.364 novos registos, 5,4% do mercado de ligeiros de passageiros.
Neste mesmo período, a quota de mercado dos híbridos plug-in é de 10%. Apenas cerca de 24% dos 6.284 PHEV matriculados dispunham ainda de motor a gasóleo, uma solução que continua a garantir à Mercedes-Benz a liderança desta tabela. BMW e Volvo ocupam os restantes lugares do pódio.
Nissan Leaf recupera liderança dos elétricos
Sem uma política de frotas bem definida e a ressentir-se com o aumento de oferta por parte da concorrência, o Tesla Model 3, o elétrico mais vendido em Portugal em 2020, foi ultrapassado pelo Nissan LEAF na contabilidade das matrículas dos primeiros cinco meses deste ano.
Na tabela das marcas foi já mesmo ultrapassada pela Peugeot.
A lista dos dez modelos elétricos mais vendidos em Portugal mostra a razão da boa prestação da Peugeot e inclui também mais dois modelos do grupo Stellantis: o Citröen ë-C4 e o Fiat 500e.
A lista dos 10 automóveis elétricos mais matriculados em Portugal entre janeiro e maio de 2021 é a seguinte:
1.º Nissan LEAF – 411 unidades
2.º Tesla Model 3 – 346 unidades
3.º Peugeot e-2008 – 212 unidades
4.º Renault ZOE – 208 unidades
5.º Peugeot e-208 – 203 unidades
6.º Hyundai Kauai EV – 173 unidades