Os carros elétricos representaram apenas 3,69% do total de vendas de usados no mês de fevereiro.
Dados mais recentes do 37.º relatório do Observatório INDICATA revelam que este foi “o terceiro pior desempenho em um ano”.
“Parece que os compradores já não se sentem inclinados a investir em carros elétricos usado em números cada vez maiores como aconteceu antes da crise energética”, refere o relatório. Isto mesmo apesar de todos os outros grupos motopropulsores terem visto a sua quota de mercado permanecer “relativamente estável”, acrescenta o INDICATA.
Esta é uma queda na procura que acontece ao mesmo tempo que um número crescente de carros elétricos novos começa a atingir o mercado de automóveis usados e, como resultado, os níveis de stock de carros elétricos começam a disparar.
Em agosto de 2022, os carros elétricos usados representavam apenas 2,79% do stock online, mas apenas sete meses depois aumentarem em 149,5% para uma quota de mercado de 4,17%.
Usados mais novos continuam em queda
Os fabricantes de automóveis ainda não conseguem apoiar registos tácticos com a venda de carros com menos de um ano de idade, 59,23% abaixo do valor registado no ano anterior, e o impacto pode ser visto no perfil etário das vendas de automóveis usados.
No início de 2021, entre 40 a 45% das vendas eram carros com menos de dois anos, sendo que a percentagem relativa à venda de carros com mais de cinco anos era de 30 a 35%.
Agora, em março deste ano, veículos com menos de dois anos de idade representavam apenas 26,37% do mercado, sendo os automóveis mais antigos responsáveis por 52,47% das vendas.
A razão por detrás desta queda na venda de usados muito mais novos, esclarece o INDICATA, é a disponibilidade de stock, que registou uma queda de 33,78% do total do stock de usados online B2C no início de abril de 2021 para apenas 23,05% do stock no início do mês de março de 2023.
Segundo o Observatório INDICATA, os três automóveis com menos de quatro anos de idade mais vendidos por volume em fevereiro foram o Renault Clio, o Renault Mégane e o Mercedes-Benz Classe A.