Se procura um carro elétrico, este é o guia que precisa consultar antes de comprar. Aqui vamos explicar rapidamente o que precisa de saber sobre carros elétricos.
Já quase todas as marcas fabricam elétricos e muitas já avisaram que em pouco tempo vão passar a vender apenas veículos elétricos novos.
Os últimos dados recolhidos davam conta de já mais de 120 modelos e versões.
Uma realidade que pode levar clientes particulares e profissionais a comprar carros elétricos.
Conteúdo deste artigo
A bateria dos carros elétricos
É o elemento mais importante de um carro elétrico.
A bateria de um elétrico é composta por um conjunto de células (pilhas), agrupados em módulos, ligados entre si em série.
Cada célula tem uma tensão de 3,7 Volts e assim, dependendo do número de células por módulo e do número de módulos, é calculada a voltagem da bateria.
Por sua vez, o cálculo da capacidade (Wh) depende da densidade energética da célula, cujo rendimento está dependente de fatores como o peso ou a temperatura, por exemplo.
Informações mais detalhadas sobre as baterias dos carros elétricos
Autonomia dos carros elétricos
Então isso quer dizer que quanto mais capacidade da bateria, mais autonomia…
Não necessariamente!
A autonomia de um carro depende de vários fatores:
- Peso e aerodinâmica do carro: menos peso e menos atrito (aerodinâmica da carroçaria e tipo de pneu) implicam menos dispêndio de energia na fase ele arranque e em movimento
- Rendimento do sistema: a eficiência do motor e o baixo consumo de sistemas periféricos
- Capacidade de recuperação da energia cinética (gerada em movimento) ou proveniente das fases de desaceleração ou travagem
- Modelo de condução e tipo de percurso
https://fleetmagazine.pt/2021/07/06/100-eletrico-ou-hibrido-plug-in/
Custos de manutenção e utilização dos carros elétricos
Os custos de manutenção de um elétrico são geralmente mais reduzidos quando comparados com versões equiparáveis com motor térmico.
Por exemplo, o custo de quatro injetores para um motor diesel pode custar quase tanto como uma bateria.
Se é verdade que nem sempre é preciso substituir quatro injetores de uma só vez, mais raramente é necessário substituir uma bateria completa, uma vez que ela é constituída por vários módulos (células).
Já os custos de utilização continuam a depender muito do tipo de utilizador e função a que se destina o carro 100% elétrico.
A título de exemplo: um modelo com autonomia de 300 km pode percorrer apenas 200 km em autoestrada nas mãos de determinado utilizador, mas um pouco mais que 300 km quando conduzido de outro modo em, por exemplo, ambiente urbano.
Significa também que uma bateria com 80 kWh de capacidade num elétrico com autonomia de mais de 500 km vai precisar de várias horas ligado a um carregador de 22 kW.
Tipos de carregador
Habitualmente, os carros elétricos são vendidos com dois tipos de cabo:
- Um cabo com caixa adaptadora para ligar a uma tomada doméstica com terra (schuko) e, na outra extremidade, uma ficha que liga ao carro: Tipo 1 ou Tipo 2, também conhecida por Mennekes;
- Um cabo destinado aos postos de carregamento trifásicos. Os carros com carregadores internos que permitem receber carregamentos mais rápidos dispõem, normalmente, além de uma entrada Mennekes, de tomadas CCS Combo ou CHAdeMO (utilizadas para sistemas de carregamento de 50 kW ou superior).
Os tempos de carregamento de um elétrico a bateria
Dependem sempre da dimensão da bateria, da potência da energia recebida e da velocidade de carregamento do carregador interno do carro elétrico.
Quanto maior for a bateria, mais tempo será necessário para a carregar. Mas isso depende de dois fatores:
- Potência da energia fornecida. Por exemplo, um sistema doméstico de corrente alternada monofásica garante menos capacidade do que uma wallbox (capaz de transformar e elevar a potência da energia);
- Velocidade de carregamento interno instalado no carro. Em cargas rápidas ou em débitos de consumo elevado (condução), a bateria aquece. Por exemplo, um telemóvel em uso contínuo ou a carregar. Para proteger o sistema, limita-se a velocidade de carregamento: este é um dos motivos pelos quais as baterias de um carro elétrico carregam mais rápido na fase inicial e vão diminuindo a velocidade de carregamento quanto mais próximo estão do limite da capacidade.
Preço dos carregamentos dos carros elétricos
Primeiro que tudo, é importante perceber que, para carregar o seu carro elétrico num qualquer posto da rede pública MOBI.E, precisa ter um contrato celebrado com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).
Os CEME são as entidades que vendem a energia ao condutor de carros elétricos.
No entanto, algumas empresas já fornecem soluções de carregamento ad-hoc, onde o condutor não precisa de contratos anteriores com CEME e pode simplesmente instalar uma app, escolher os meios de pagamento e fazer o carregamento. No fim do processo, é-lhe emitida uma fatura. (A miio e a EVIO são duas das empresas que já permitem este tipo de carregamentos).
Tarifas de Acesso às Redes (TAR) para a Mobilidade Elétrica
Publicadas anualmente pela entidade reguladora, estes são os valores a suportar pelo utilizador da mobilidade elétrica.
Nota importante: os períodos horários serão apresentados pelo seu CEME.
Apoios do Estado nos carregamentos elétricos
O Governo aprovou recentemente um apoio financeiro aos utilizadores de carros elétricos, nomeadamente nos carregamentos.
É, por isso, aplicado um desconto ao custo de cada carregamento feito na rede de mobilidade elétrica nacional - 0,2614 euros por cada carregamento.
Este apoio é dado pelo Fundo Ambiental aos CEME, que deve ser explicitamente identificado nas faturas emitidas aos utilizadores da mobilidade elétrica.
Vantagens dos carros elétricos para empresas
As empresas podem poupar muito dinheiro na compra de um carro elétrico.
Os benefícios fiscais mais importantes incidem sobre o Imposto sobre Veículos (ISV), o Imposto Único de Circulação (IUC), o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) e o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).
Por exemplo, a depreciação fiscal dedutível sobre o custo de aquisição tem como limite 62.500 euros, valor superior ao dos veículos de motor a combustão, cujo limite corresponde a 25 mil euros.
As empresas beneficiam ainda de um apoio governamental de seis mil euros na aquisição de um comercial elétrico.
O Orçamento do Estado para 2023 aprovado na Assembleia da República contém, no entanto, uma medida com impacto para a gestão de viaturas 100% elétricas de uma empresa.
As alterações ao código do IRC referem que “os encargos relacionados com veículos movidos exclusivamente a energia elétrica apenas são sujeitos a tributação, à taxa autónoma de 10 %, caso o custo de aquisição destes veículos exceda o definido na portaria a que se refere a alínea e) do n.º 1 do artigo 34.º” (NR: 62.500 euros, valor considerado sem IVA).
Vantagens dos carros elétricos para particulares
Relativamente aos clientes particulares, é atualmente atribuído pelo Governo um incentivo fiscal de quatro mil euros na compra de um elétrico novo.
Além disso, acresce também a isenção do pagamento de ISV e do IUC (o tradicional selo do carro).
https://fleetmagazine.pt/2022/03/15/fundo-ambiental-apoio-compra-eletricos/
Curiosidades sobre os carros elétricos
Sabia que:
- Os elétricos beneficiam de uma discriminação positiva em grande parte dos parques de estacionamento nacionais?
- Os carros elétricos têm desconto na travessia das pontes Vasco da Gama e 25 de Abril (Via Card)?
- Os elétricos beneficiam de carregamentos gratuitos em muitos hotéis portugueses?
- Há em Portugal mais de sete mil pontos de carregamento (1.000 de carregamento rápido, super-rápido e ultrarrápido e mais de 6.000 de carregamento normal) no total? Isto inclui rede pública MOBI.E e redes sob gestão privada.
As 10 marcas de Carros Elétricos mais vendidas em Portugal em 2022
Segundo a ACAP - Associação Automóvel de Portugal, estas são as dez marcas que mais carros elétricos novos venderam no nosso país durante o ano 2022 (em unidades e desempenho relativamente a 2021).
- Tesla, com 2.616 unidades (aumento de 73,5%)
- Peugeot, com 1.603 unidades (aumento de 3,8%)
- BMW, com 1.583 unidades (aumento de 158,7%)
- Mercedes-Benz, com 1.464 unidades (aumento de 136,5%)
- Hyundai, com 851 unidades (queda de 23,4%)
- Audi, com 843 unidades (aumento de 46,1%)
- Nissan, com 798 unidades (queda de 26,6%)
- Kia, com 784 unidades (aumento de 18,8%)
- Dacia, com 776 unidades (aumento de 189,6%)
- Opel, com 733 unidades (aumento de 97,0%)
Os 10 Carros Elétricos mais vendidos na Europa
A lista dos 10 automóveis elétricos mais matriculados na Europa entre janeiro e dezembro de 2022 é a seguinte:
- Tesla Model Y, com 137.052 matrículas
- Tesla Model 3, com 91.475 matrículas
- Volkswagen ID.4, com 67.490 matrículas
- Fiat 500e, com 66.198 matrículas
- Volkswagen ID.3, com 53.015 matrículas
- ŠKODA Enyaq, com 49.566 matrículas
- Dacia Spring, com 48.535 matrículas
- Peugeot e-208, com 46.616 matrículas
- Hyundai Kauai EV, com 41.226 matrículas
- Kia e-Niro, com 38.522 matrículas