A procura de carros eletrificados tem sido uma constante. O crescimento das soluções mild-hybrid tem contribuído para o aumento das vendas de automóveis híbridos, mas o aumento da oferta de modelos tem potenciado o mercado dos híbridos plug-in e dos automóveis exclusivamente eletricos.

A esmagadora maioria das matrículas dos PHEV e BEV continuam a ter como destino empresas, frotas municipais e instituições do Estado. E ainda alguns ENI, nomeadamente alguns clientes ligados à atividade de TVDE, que encontram resposta em ofertas específicas desenvolvidas por gestores de frota.

Quase 50% dos automóveis ligeiros de passageiros matriculados em junho (49,6%) dispunham de motor a gasolina e somente 18,6% possuiam motor a gasóleo.

Os números jogam ainda mais a favor dos primeiros se considerarmos que parte dos 12,5% classificados como veículos híbridos a gasolina possuem tecnologia mild-hybrid, em alguns casos alimentada por uma pequena bateria.

Em contraciclo à descida das aquisições de modelos com motor a gasóleo e acompanhando a subida constante das viaturas com motor a gasolina, os carros elétricos conheceram em junho um resultado impressionante:  1.348 unidades, que representam mais de 28% das matrículas de BEV de passageiros acumuladas desde o início do ano (4.794 unidades).

Estes 1.348 mais do que duplicaram o resultado em junho de 2020 e fica acima do número de matrículas registadas em junho de 2019.

A quota de de mercado dos híbridos plug-in é de 8,3% no primeiro semestre. As matriculas em junho de 2021 quase duplicaram as do mesmo mês de 2020 e foram quase cinco vezes superiores aos valores de junho de 2019.

Das 7.867 viaturas PHEV de passageiros matrículadas entre janeiro e final de junho, apenas 1.345 unidades dispunham de motor a gasóleo.

Este número tende a descer, uma vez que as marcas automóveis apostam em utilizar motores a gasolina juntamente com a solução eletrificada.

Esta foi a distribuição do segmento de ligeiros de passageiros por tipo de motor. Somados, os veículos eletrificados já representam mais de 30% do mercado automóvel em 2021:

Tesla recupera liderança dos elétricos

Com 278 unidades matrículadas em junho, mais 101 do que a Nissan, permitiram à Tesla recuperar a liderança do mercado de elétricos.

A marca japonesa ocupa agora o segundo posto, logo seguida da Peugeot.

Renault e Volkswagen fecham o TOP5 das marcas melhores classificadas no segmento dos veículos de passageiros exclusivamente elétricos.

Estas cinco marcas foram responsáveis por mais de 50% do mercado de veículos elétricos, como mostra este gráfico:

No que toca aos híbridos plug-in, não há alterações no topo da tabela. Mas a Mercedes-Benz vê encurtada a distância que tem para a BMW.

A Volvo fecha o pódio, logo seguida da Peugeot na 4.ª posição.

No TOP5 dos PHEV a novidade é a Renault que, em junho, matriculou mais modelos híbridos plug-in do que a Volvo e a Mercedes-Benz.

O gráfico seguinte mostra como a repartição deste mercado pelas marcas é ainda menor.

As cinco marcas principais concentram quase 75% das matrículas, sendo que as três primeiras assumem relevância quando se procura soluções para o escalão mais elevado da Tributação Autónoma.

Fonte: ACAP

 

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