A procura de carros eletrificados tem sido uma constante. O crescimento das soluções mild-hybrid tem contribuído para o aumento das vendas de automóveis híbridos, mas o aumento da oferta de modelos tem potenciado o mercado dos híbridos plug-in e dos automóveis exclusivamente eletricos.
A esmagadora maioria das matrículas dos PHEV e BEV continuam a ter como destino empresas, frotas municipais e instituições do Estado. E ainda alguns ENI, nomeadamente alguns clientes ligados à atividade de TVDE, que encontram resposta em ofertas específicas desenvolvidas por gestores de frota.
Quase 50% dos automóveis ligeiros de passageiros matriculados em junho (49,6%) dispunham de motor a gasolina e somente 18,6% possuiam motor a gasóleo.
Os números jogam ainda mais a favor dos primeiros se considerarmos que parte dos 12,5% classificados como veículos híbridos a gasolina possuem tecnologia mild-hybrid, em alguns casos alimentada por uma pequena bateria.
Em contraciclo à descida das aquisições de modelos com motor a gasóleo e acompanhando a subida constante das viaturas com motor a gasolina, os carros elétricos conheceram em junho um resultado impressionante: 1.348 unidades, que representam mais de 28% das matrículas de BEV de passageiros acumuladas desde o início do ano (4.794 unidades).
Estes 1.348 mais do que duplicaram o resultado em junho de 2020 e fica acima do número de matrículas registadas em junho de 2019.
A quota de de mercado dos híbridos plug-in é de 8,3% no primeiro semestre. As matriculas em junho de 2021 quase duplicaram as do mesmo mês de 2020 e foram quase cinco vezes superiores aos valores de junho de 2019.
Das 7.867 viaturas PHEV de passageiros matrículadas entre janeiro e final de junho, apenas 1.345 unidades dispunham de motor a gasóleo.
Este número tende a descer, uma vez que as marcas automóveis apostam em utilizar motores a gasolina juntamente com a solução eletrificada.
Esta foi a distribuição do segmento de ligeiros de passageiros por tipo de motor. Somados, os veículos eletrificados já representam mais de 30% do mercado automóvel em 2021:
Tesla recupera liderança dos elétricos
Com 278 unidades matrículadas em junho, mais 101 do que a Nissan, permitiram à Tesla recuperar a liderança do mercado de elétricos.
A marca japonesa ocupa agora o segundo posto, logo seguida da Peugeot.
Renault e Volkswagen fecham o TOP5 das marcas melhores classificadas no segmento dos veículos de passageiros exclusivamente elétricos.
Estas cinco marcas foram responsáveis por mais de 50% do mercado de veículos elétricos, como mostra este gráfico:
No que toca aos híbridos plug-in, não há alterações no topo da tabela. Mas a Mercedes-Benz vê encurtada a distância que tem para a BMW.
A Volvo fecha o pódio, logo seguida da Peugeot na 4.ª posição.
No TOP5 dos PHEV a novidade é a Renault que, em junho, matriculou mais modelos híbridos plug-in do que a Volvo e a Mercedes-Benz.
O gráfico seguinte mostra como a repartição deste mercado pelas marcas é ainda menor.
As cinco marcas principais concentram quase 75% das matrículas, sendo que as três primeiras assumem relevância quando se procura soluções para o escalão mais elevado da Tributação Autónoma.
Fonte: ACAP
https://fleetmagazine.pt/2021/07/19/mercado-automovel-2021-portugal-primeiro-semestre/
https://fleetmagazine.pt/2021/07/20/rent-a-car-primeiro-semestre-2021/
https://fleetmagazine.pt/2021/07/21/15-carros-mais-vendidos-portugal/