O Hyundai Motor Group (HMG) anunciou uma nova estratégia global e diz que, até 2025, vai transformar todos os seus modelos em veículos definidos por software (Software Defined Vehicles, ou SDV).
A empresa diz que será possível aos seus clientes atualizarem remotamente o desempenho e a funcionalidade dos seus veículos “em qualquer altura e em qualquer lugar”.
Uma vez que os veículos poderão ser atualizados constantemente, o seu valor residual aumentará em conformidade.
Esta nova tecnologia de software, aplicável aos carros novos e aos já adquiridos (quer sejam 100% elétricos ou equipados com motor de combustão interna), vai garantir a sua constante atualização. Assim, quaisquer que sejam as funções do carro nas áreas da segurança, comodidade, conectividade e desempenho de condução, poderão receber atualizações remotas Over-The-Air (OTA) de software.
Tudo isto será feito tendo por base a plataforma EV de próxima geração do Grupo Hyundai, o controlador integrado e um sistema operativo de automóveis conectados desenvolvido internamente.
A Hyundai diz que até 2025, 20 milhões de veículos de todo o mundo deverão estar registados no serviço de automóveis conectados.
Este novo patamar de conectividade permitirá ainda aos veículos conectados, e já com os olhos postos no futuro, o estabelecimento de uma rede com futuras soluções de mobilidade do Grupo automóvel, incluindo Veículos Construídos para Fins Específicos (PBV), Mobilidade Aérea Avançada (AAM), robotáxis e robôs.
“Através da criação de uma nova plataforma de dados, serão prestados serviços inovadores através da conexão e tratamento dos diversos dados gerados ao longo do ciclo de vida dos automóveis, além de se promover a criação de um ecossistema aberto em parceria com diversos setores industriais, tais como a logística e o alojamento”, acrescenta a Hyundai.
Mas o investimento não se ficará por aqui.
O Grupo Hyundai fará também um investimento em software para integrar tecnologias de hardware e software e melhorar e incorporar as capacidades da tecnologia de mobilidade.
Este investimento de mais de 13 milhões de euros inclui o estabelecimento de um novo Centro Global de Software para acelerar o desenvolvimento de SDV.
Chung Kook Park, presidente e diretor da Divisão de Investigação e Desenvolvimento do Hyundai Motor Group, diz que ao transformar todos os modelos em SDV até 2025, o HMG “redefinirá totalmente o conceito do automóvel e assumirá a liderança no advento de uma era da mobilidade nunca antes experimentada”.
Para o responsável, criar automóveis “visionários” e com a capacidade de evoluir através de software vai permitir aos clientes manterem os seus veículos atualizados com as funcionalidades e a tecnologia mais recentes “muito depois de saírem da fábrica”.
Carros Hyundai atualizados remotamente
- A partir de 2023, todos os modelos recém-lançados do HMG estarão equipados para receber atualizações remotas de software;
- Todos os segmentos de veículos do HMG vendidos em todo o mundo evoluirão para serem SDV até 2025;
- O HMG vai oferecer serviços de funcionalidade a pedido (FoD) em 2023. Os clientes poderão selecionar e adquirir funções e funcionalidades conforme as suas necessidades/gostos;
- Atualizações poderão ser feitas em qualquer altura e em qualquer lugar, sem necessidade de deslocação a um concessionário.
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A importância de uma plataforma de veículos elétricos para acelerar a transformação dos SDV
O HMG diz que um dos seus objetivos é reduzir significativamente o tempo necessário para todos os processos de produção em massa, incluindo planeamento, design e fabrico.
Para tal, vai desenvolver uma plataforma partilhada de hardware e software para automóveis, o que permitirá que os componentes das viaturas sejam partilhados em diferentes segmentos de veículos.
Esta realidade vai levar a um aumento da eficácia da tecnologia de SDV e a uma maior redução de custos e da complexidade dos carros.
Como tal, e já em 2025, o Grupo vai lançar veículos com base nas suas duas novas plataformas de EV, designadas eM e eS. Estas novas plataformas serão criadas de acordo com o sistema de Arquitetura Modular Integrada do Grupo.
- eM: está a ser desenvolvida especificamente para veículos elétricos em todos os segmentos de passageiros e fornecerá, diz a Hyundai, uma melhoria de 50% na autonomia de condução com um único carregamento, comparativamente aos elétricos atuais. Vai suportar tecnologia de condução autónoma de Nível 3 ou superior;
- eS: será desenvolvida como “skate” de EV para veículos com fins específicos. Terá uma estrutura totalmente flexível capaz de satisfazer necessidades B2B e fornecer soluções à medida para empresas que atuem nos sectores da distribuição, logística e TVDE.