O Peugeot 2008 é o carro mais vendido em Portugal no acumulado dos primeiros 11 meses de 2021.
Com uma gama que inclui motores térmicos e ainda uma versão 100% elétrica, o Peugeot 2008 já contribuiu em cerca de 37,5% para a liderança da marca no segmento de ligeiros de passageiros.
https://fleetmagazine.pt/2021/12/06/mercado-automovel-portugal-grupos-construtores/
Com mais de 5.800 unidades matriculadas desde janeiro, tem sido regularmente o modelo mais vendido no final de cada mês.
No total, é responsável por cerca de 8,8% dos modelos de passageiros novos registados este ano em Portugal.
O segundo carro com mais matrículas em novembro de 2021 foi o Dacia Sandero, com meio milhar de matrículas.
Na anterior e na atual geração, o Dacia Sandero tem sido também um dos carros mais comprado por condutores espanhóis.
Já em Portugal, a nova geração do modelo da marca romena tem conquistado cada vez mais clientes, fruto de uma relação preço/qualidade que melhorou bastante com o atual Sandero.
Outra razão está também no facto da Dacia ser uma das duas únicas marcas a propor um motor a GPL/gasolina, solução que tem interessado quem procura uma alternativa económica às soluções a gasóleo.
https://fleetmagazine.pt/2019/03/02/renault-clio-2019/
Em Portugal, o Dacia Sandero ocupa a 8.ª posição no acumulado das matrículas realizadas dos primeiros onze meses de 2021.
De acordo com a marca é o automóvel novo mais comprado por clientes particulares em Portugal e em diversos países europeus.
Segmento B e SUV compactos valem quase metade do mercado automóvel em Portugal
A evolução geracional dos novos modelos do segmento B e o aumento da oferta qualitativa de SUV mais pequenos tem contribuido para o crescimento da quota de mercado destas duas classes de veículos com custo de aquisição mais acessível.
Do segmento B fazem parte bestsellers como o Peugeot 208, Renault Clio, Citroën C3, Dacia Sandero ou Toyota Yaris, por exemplo.
Entre os SUV mais pequenos contam-se o Renault Captur, Peugeot 2008 ou Seat Arona, por exemplo.
Entre janeiro e final de novembro, a soma da matrículas destas duas classe de modelos totalizou sensivelmente 44% dos registos efetuados este ano.
A tabela com os dez modelos automóveis com mais matrículas em novembro é bem elucidativa da sua representatividade:
- Peugeot 2008;
- Dacia Sandero;
- Peugeot 208;
- Renault Clio;
- Peugeot 3008;
- Opel Corsa;
- Mercedes-Benz Classe A;
- Citroën C3;
- Hyundai Kauai;
- Citroën C4
A lista com os dez modelos com mais registos no acumulado das vendas realizadas até ao final de novembro confirma a constatação anterior.
De facto, apenas três gamas fazem parte do escalão imediatamente acima:
- Peugeot 2008;
- Renault Clio;
- Renault Captur;
- Peugeot 208;
- Mercedes-Benz Classe A;
- Citroën C3;
- BMW série 1;
- Dacia Sandero;
- Toyota Yaris;
- Peugeot 3008
Fonte: ACAP