Mais de metade (52,9%) dos carros ligeiros de passageiros matriculados em janeiro de 2024 em Portugal são movidos a energias alternativas.
Quase 1/3 das matrículas de ligeiros de passageiros correspondem mesmo a veículos 100% elétricos ou híbridos plug-in – uma prova de que a mobilidade elétrica avança a olhos vistos em Portugal.
Em particular, e olhando apenas para os veículos movidos exclusivamente a bateria, 15,8% das matrículas de ligeiros de passageiros registadas nosso país foram referentes a este tipo de viatura.
No caso dos veículos ligeiros de passageiros matriculados por tipo de energia, estes são os dados agora apresentados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal referentes ao mês de janeiro:
De notar que os veículos movidos a gasóleo representaram menos de 10% do mercado de ligeiros de passageiros novos durante o primeiro mês de 2024 em Portugal, deixando antever aquilo para o qual o mercado automóvel já se tem vindo a preparar: a cada vez menor expressão do diesel nos novos registos em Portugal.
No mercado de usados a realidade é diferente, mantendo este, porém, a mesma tendência decrescente.
Top 25 de matrículas ligeiros de passageiros por marca em 2023
Mercado de carros ligeiros de passageiros cresce 7,5% em janeiro
No primeiro mês do ano foram matriculados 15.737 carros ligeiros de passageiros novos em Portugal - um aumento de 7,5% no número de matrículas quando comparado com o período homólogo.
Relativamente aos ligeiros de mercadorias, este mercado registou uma evolução positiva de 8,1% relativamente ao mesmo mês de 2023, com 2.363 comerciais ligeiros matriculados.