Em 2016, o registo de carros novos de passageiros na Europa cresceu 6,8% e totalizou 14.641.356 unidades.
No terceiro ano consecutivo de crescimento deste mercado, como se comportaram as marcas e os principais grupos construtores?
A tabela confirma a liderança destacada do grupo alemão Volkswagen sobre os seus principais concorrentes, os grupos Renault e PSA.
Apesar do ligeiro decréscimo das vendas, a marca Volkswagen volta também a ser a mais procuradas pelos consumidores europeus, muito por culpa das vendas na Alemanha, que é, igualmente, o mercado europeu que mais registos contabilizou em 2016: 3.351.607 unidades.
Destaque ainda para as prestações da marca Renault, a única, além da Volkswagen, a superar o milhão de carros ligeiros de passageiros vendidos nos 28 países da comunidade europeia.
Apesar de não podermos falar de totais significativos face ao total de vendas de carros novos, 2016 mostrou uma forte procura de marcas premium e de modelos de luxo.
Esta é a lista completa de vendas europeias de veículos de passageiros da União Europeia (EU28).
NESTE TEXTO pode consultar os valores finais de novas matrículas na Europa em 2016, referentes aos veículos comerciais.
Quota de mercado % |
Unidades |
Variação |
|||
2016 |
2015 |
2016 |
2015 |
2016/2015 |
|
Grupo VOLKSWAGEN |
23,9 |
24,6 |
3 498 049 |
3 380 349 |
+3,5 |
Volkswagen |
11,3 |
12,1 |
1 650 473 |
1 658 469 |
-0,5 |
Audi |
5,5 |
5,4 |
803 520 |
739 537 |
+8,7 |
Skoda |
4,3 |
4,3 |
633 247 |
588 159 |
+7,7 |
Seat |
2,3 |
2,4 |
340 151 |
327 622 |
+3,8 |
Porsche |
0,5 |
0,5 |
66 421 |
63 567 |
+4,5 |
Bentley/Lamborghini/Bugatti |
0,0 |
0,0 |
4 237 |
2 995 |
+41,5 |
Grupo RENAULT |
10,2 |
9,7 |
1 496 394 |
1 334 546 |
+12,1 |
Renault |
7,4 |
7,0 |
1 082 871 |
957 398 |
+13,1 |
Dacia |
2,8 |
2,8 |
413 523 |
377 148 |
+9,6 |
Grupo PSA |
9,9 |
10,6 |
1 446 052 |
1 448 688 |
-0,2 |
Peugeot |
5,8 |
6,1 |
849 850 |
837 855 |
+1,4 |
Citroen |
3,6 |
3,9 |
532 110 |
537 439 |
-1,0 |
Ds |
0,4 |
0,5 |
64 092 |
73 394 |
-12,7 |
FORD |
7,0 |
7,2 |
1 022 272 |
992 232 |
+3,0 |
Grupo BMW |
6,7 |
6,5 |
987 479 |
896 983 |
+10,1 |
BMW |
5,4 |
5,2 |
784 395 |
714 740 |
+9,7 |
Mini |
1,4 |
1,3 |
203 084 |
182 243 |
+11,4 |
Grupo OPEL |
6,7 |
6,8 |
979 427 |
928 878 |
+5,4 |
Opel/Vauxhall |
6,7 |
6,7 |
976 616 |
925 062 |
+5,6 |
Chevrolet |
0,0 |
0,0 |
2 264 |
3 292 |
-31,2 |
Outras marcas GM |
0,0 |
0,0 |
547 |
524 |
+4,4 |
Grupo FCA |
6,7 |
6,2 |
977 594 |
854 208 |
+14,4 |
Fiat |
5,0 |
4,7 |
737 103 |
647 349 |
+13,9 |
Jeep |
0,7 |
0,6 |
101 480 |
84 288 |
+20,4 |
Lancia/Chrysler |
0,5 |
0,4 |
67 135 |
61 541 |
+9,1 |
Alfa Romeo |
0,4 |
0,4 |
64 618 |
55 507 |
+16,4 |
(Dodge/Maserati) |
0,0 |
0,0 |
7 258 |
5 523 |
+31,4 |
DAIMLER |
6,2 |
5,8 |
909 734 |
799 386 |
+13,8 |
Mercedes |
5,5 |
5,2 |
807 336 |
707 046 |
+14,2 |
Smart |
0,7 |
0,7 |
102 398 |
92 340 |
+10,9 |
Grupo TOYOTA |
4,2 |
4,2 |
618 182 |
575 214 |
+7,5 |
Toyota |
3,9 |
3,9 |
575 390 |
537 704 |
+7,0 |
Lexus |
0,3 |
0,3 |
42 792 |
37 510 |
+14,1 |
NISSAN |
3,7 |
3,9 |
535 412 |
539 949 |
-0,8 |
HYUNDAI |
3,4 |
3,3 |
492 218 |
456 817 |
+7,7 |
KIA |
2,9 |
2,7 |
423 653 |
374 219 |
+13,2 |
VOLVO CAR CORP. |
1,9 |
2,0 |
274 014 |
267 968 |
+2,3 |
MAZDA |
1,5 |
1,4 |
220 427 |
194 866 |
+13,1 |
Grupo JAGUAR LAND ROVER |
1,5 |
1,3 |
215 418 |
175 352 |
+22,8 |
Land rover |
1,0 |
1,0 |
148 759 |
136 022 |
+9,4 |
Jaguar |
0,5 |
0,3 |
66 659 |
39 330 |
+69,5 |
SUZUKI |
1,3 |
1,2 |
192 149 |
169 323 |
+13,5 |
HONDA |
1,0 |
0,9 |
151 861 |
125 905 |
+20,6 |
MITSUBISHI |
0,7 |
0,9 |
106 681 |
124 038 |
-14,0 |
Outras marcas japonesas (incluindo Subaru e Daihatsu) |
0,2 |
0,2 |
30 673 |
30 014 |
+2,2 |