A ACAP diz que, em 2022, 40,5% dos carros de passageiros matriculados em Portugal eram movidos a energias alternativas. Este número rivalizou com os 41,6% respeitantes a carros com motor a gasolina, que ainda dominam o mercado português, mas já com muito pouca diferença relativamente a motorizações alternativas.
O gasóleo, esse, continua a perder importância na hora da escolha de carro novo, com 17,9% das matrículas entre janeiro e dezembro do ano passado.
Os elétricos representaram 11,4% das matrículas, ao passo que os híbridos plug-in 10,3%. Os carros 100% híbridos retêm a maior fatia, com 15,4% de matrículas. Os restantes 3,4% de matrículas correspondem a outro tipo de energia (GPL ou GNV).
Comportamento do mercado automóvel nacional
Em 2022 foram matriculadas 179.791 viaturas ligeiras (156.250 ligeiras de passageiros e 23.541 ligeiros de mercadorias).
Isto corresponde a uma variação positiva de 2,5% relativamente a 2021. Separados por categorias, assistimos assim a um aumento de 6,6% nas matrículas de ligeiros de passageiros, em contraste com uma quebra de 18,2% na categoria de ligeiros de mercadorias.
Ainda assim, o total de registos de carros novos em Portugal é 31% inferior ao de 2019.
Em 2022 venderam-se mais carros novos em Portugal, mas o total de registos é 31% inferior ao de 2019
Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP - Associação Automóvel de Portugal, comenta estes números agora divulgados.