Há mais de dez anos, o Global NCAP sugeriu às empresas a compra de carros que tivessem obtido uma classificação de segurança de cinco estrelas. Outras entidades, como o governo britânico, por exemplo, alteravam as diretrizes de aquisição obrigatórias para que os departamentos de administração central e organizações relacionadas passassem a equipar as suas frotas com automóveis classificados com cinco estrelas nos testes de segurança Europ NCAP.
Agora, e com o impacto que o software tem na segurança dos carros, já não são só o ABS e os airbags a manterem os condutores seguros, mas toda uma panóplia de tecnologias baseadas em sensores que prestam assistência na travagem ou na manutenção da faixa de rodagem, por exemplo.
Por tudo isto, a Euro NCAP, organização de testes de colisão e segurança, examinou em 2024 as características de segurança ativa e passiva em 53 marcas e modelos e daí identificou os automóveis com melhor desempenho.
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A segurança é a principal prioridade dos fabricantes de carros
Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, diz que é evidente que a segurança dos consumidores continua a ser uma prioridade e a determinar a forma como os carros são feitos, isto mesmo apesar dos desafios que a indústria enfrenta no que respeita à confiança dos consumidores e do atual contexto económico.
“Dados estes constrangimentos, o Euro NCAP considera especialmente encorajador o facto de os fabricantes de automóveis continuarem a colocar uma ênfase significativa na inovação da segurança e a equipar os automóveis com os mais recentes sistemas de segurança”, disse o responsável.
Assim, para encontrar os “Melhores da sua classe”, o Euro NCAP calculou uma média ponderada em quatro áreas de segurança ativa e passiva:
- Proteção dos ocupantes adultos;
- Proteção dos ocupantes crianças;
- Proteção dos utentes vulneráveis da estrada;
- Tecnologias de assistência à segurança.
Conheça os melhores carros da sua classe em matéria de segurança
Melhor desempenho
Mercedes-Benz Classe E
O carro mais seguro testado pelo Euro NCAP no ano passado foi o Mercedes-Benz Classe E, que tem uma longa lista de equipamentos de segurança instalados de série. Este inclui o AEB e um sistema de limitador de velocidade que pode ler automaticamente os sinais de trânsito e definir o limitador em conformidade. Os clientes podem também optar por um sistema de monitorização ocular, que deteta a distração e a fadiga.
Sobre a segurança a bordo do Classe E, Markus Schäfer, do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Chief Technology Officer, Development & Procurement, diz que a prioridade número um do fabricante é evitar, ou pelo menos reduzir, a gravidade dos acidentes em cenários de tráfego reais. “A Mercedes-Benz é sinónimo de segurança. Estabelecemos o padrão como verdadeiros pioneiros na segurança dos veículos”, acrescenta.
Melhor familiar da sua classe
Škoda Superb e Volkswagen Passat
Dois carros do mesmo grupo partilham este prémio: o Volkswagen Passat e o Škoda Superb. Assentes na mesma plataforma, os dois familiares apresentaram o mesmo desempenho de segurança, líder na sua classe.
Considerando mesmo as versões de entrada de gama, o Passat inclui numerosas tecnologias ADAS de série, incluindo: um sistema de mudança de faixa, assistência à mudança de faixa, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, função de travagem do veículo em sentido contrário ao virar, sinais de aviso acústicos e visuais se existirem obstáculos à frente ou atrás ao estacionar, um sistema de câmara de visão traseira e visualização dinâmica dos sinais de trânsito.
Johannes Neft, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para o Desenvolvimento Técnico, diz: “o facto de termos prolongado o nosso registo de sucesso de avaliações de cinco estrelas para os nossos veículos, mesmo depois da introdução, em 2023, de parâmetros de teste mais rigorosos, confirma o nosso claro compromisso com os mais elevados padrões de segurança”.
Melhor grande SUV da sua classe
Mazda CX-80
No capítulo de um dos segmentos que mais adeptos reúne junto dos altos quadros das empresas, o dos SUV de grandes dimensões, os peritos do Euro NCAP consideraram o Mazda CX-80 a solução mais segura, tendo vencido, ainda que por pouco, o Audi Q6 e-tron.
Os juízes elogiaram a proteção dos ocupantes em caso de colisão, bem como as tecnologias ADAS, como o AEB, o apoio na faixa de rodagem, a assistência à velocidade e o sistema de monitorização da fadiga do condutor/distração, todos eles instalados de série no veículo executivo.
O mais recente SUV da Mazda também inclui um sistema melhorado de Cruising & Traffic Support, que mantém uma distância constante entre o automóvel e o veículo da frente a uma velocidade pré-definida, sem que o condutor tenha de utilizar o pedal do acelerador ou do travão. Outra das melhorias é o Unresponsive Driver Support, que monitoriza constantemente o condutor. Se detetar que o condutor tem os olhos fechados ou está distraído, emite um aviso antes de parar o carro, chamar os serviços de emergência e abrir as portas para os socorristas.
Koichi Kojima, gestor do programa ADAS na Divisão de Desenvolvimento do Sistema de Controlo Integrado da Mazda, diz: “no Japão, embora o número total de acidentes rodoviários graves tenha vindo a diminuir graças ao avanço das tecnologias de segurança, os acidentes causados por doença súbita do condutor têm vindo a aumentar. Isto levou-nos a criar medidas de segurança mais avançadas”.
*com Fleet Europe